Chamadas

Poupança do trabalhador, FGTS pode render mais e distribuir R$10 mil em média

Em tempos de crise e inflação em alta, é preciso ficar atento a todas fontes de renda, pois qualquer detalhe pode significar um bom dinheiro a mais, um ganho de patrimônio. 

Todos que trabalham ou trabalharam com carteira assinada, o chamado modelo CLT, têm direito ao fundo de garantia por tempo de serviço, que é uma espécie de poupança do trabalhador para ser utilizada em momentos específicos. 

Esses valores depositados no FGTS deveriam ter um rendimento superior ao que se pratica desde 1999 e essa alteração pode significar, em média, R$10 mil a mais para cada pessoa, podendo chegar a valores ainda maiores para quem teve muitos anos de trabalho e salários maiores. 

Este cálculo, chamado de Revisão do FGTS, pode ser feito gratuitamente através do site LOIT FGTS – fgts.loitlegal.com.br .

Quem pode ter o benefício?

Todas as pessoas que trabalharam entre 1999 e hoje provavelmente podem ter o benefício gerado pela revisão do FGTS. Trata-se de uma das questões de maior abrangência na atualidade, pois estima-se que cerca de 70 milhões de pessoas possam ser impactadas em todo o país.

Importante ressaltar que mesmo quem já sacou o dinheiro pode ter o direito, pois o valor do saque poderia ter sido maior com a correção adequada à inflação. 

Para saber se você pode solicitar a revisão e o seu valor pode-se utilizar o serviço LOIT FGTS. De maneira geral, quanto mais tempo de trabalho e quanto maior o salário, maior será o valor da Revisão do FGTS. 

Quais os procedimentos a seguir?

O pedido de revisão do FGTS deve ser endereçado à Justiça Federal, pois se trata de um assunto ligado à Caixa Econômica Federal e ao governo. A questão está em análise pelo STF mas os pedidos devem ser encaminhados preferencialmente antes de qualquer decisão de forma que o cidadão tenha mais chances de garantir este direito.

Para efetuar o cálculo e saber o valor são necessários todos os extratos do fundo de garantia que podem ser obtidos no aplicativo FGTS da Caixa.

O mecanismo consiste em trocar o índice de correção monetária aplicado de 1999 para cá, a TR (taxa referencial), por um índice alinhado com a inflação de forma a repor as perdas do cidadão no período.

Em seguida, conhecendo o resultado, é necessário dar entrada no pedido que geralmente pode ser feito através do juizado especial de cada região para valores de até 60 salários mínimos, sem a necessidade de advogado e sem custos ou riscos para o cidadão.

Ricardo

Redação Jornal Contábil

Recent Posts

Brasil atinge 21,6 milhões de empresas ativas em 2024; Simples Nacional domina 84% do mercado

Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…

10 horas ago

Artigo: O empresariado brasileiro e o ano mais difícil na transição pós-reforma

A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…

11 horas ago

Inscrições para o Fies abertas até sexta-feira, dia 7. Veja como fazer

Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…

12 horas ago

Inteligência Artificial e os escritórios contábeis: uma parceria estratégica para o futuro

A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…

14 horas ago

Dia Mundial do Câncer: campanha estimula prevenção e INSS tem benefícios garantidos

Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…

15 horas ago

Seu Escritório Contábil Está Pronto para o Deepseek?

A integração de inteligência artificial (IA) avançada, como o Deepseek, está transformando a contabilidade em uma…

16 horas ago