Contabilidade

PPP eletrônico poderá ser visualizado a partir de 16/01 em site e App

Desde o dia primeiro de janeiro de 2023 o PPP eletrônico está valendo, portanto, é preciso entender o funcionamento deste documento que passa a ser digital.

Desde o dia 01/01/2023 o PPP é gerado a partir das informações declaradas nos eventos de Segurança e Saúde no Trabalho (SST) no Sistema Simplificado de Escrituração Digital das Obrigações Previdenciárias, Trabalhistas e Fiscais (eSocial).

A partir do dia 16 de janeiro de 2023, será possível visualizar o Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP) eletrônico no site ou aplicativo Meu INSS. 

Se mantenha informado!

O que é o Perfil Profissiográfico Previdenciário Eletrônico?

Perfil Profissiográfico Previdenciário é o documento onde estão localizados todos os dados do histórico laboral dos colaboradores de uma empresa, o objetivo deste documento é prestar informações relativas à efetiva exposição a agentes nocivos.

O PPP eletrônico substitui o documento físico e corresponde ao histórico laboral do trabalhador a partir de 1º de janeiro de 2023.

Destacamos também que é dever do INSS adotar as medidas necessárias à recepção das informações do PPP eletrônico e à disponibilização de tais informações ao segurado.

É preciso conhecer este documento digital para realizar uma implantação mais tranquila na sua empresa, o PPP eletrônico veio para facilitar o fornecimento de informações sobre as condições ambientais de trabalho, principalmente no requerimento de aposentadoria especial.

Leia também: PPP eletrônico 2023: Saiba como preparar sua empresa

PPP eletrônico

O PPP eletrônico veio para substituir o antigo PPP em papel, por este motivo, desde o primeiro dia de 2023 este documento tem validade.

O INSS destacou que para períodos trabalhados a partir de 01/01/2023, o PPP em eletrônico já substitui o PPP físico para comprovação de direitos junto ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), não se admitindo o PPP físico para períodos trabalhados a contar desta data.

Portanto, após diversas alterações, o PPP eletrônico finalmente está valendo e poderá ser visualizado a partir de 16/01/2023 em site e App.

Leia também: ESTE deve ser o novo valor do salário mínimo de 2023, veja

Documento eletrônico poderá ser visualizado em site e App

Enfim, a partir do dia 16 de janeiro de 2023 o Perfil Profissiográfico Previdenciário eletrônico já estará disponível no site e aplicativo.

Considerando a necessidade de incorporar as mudanças na versão S-1.1 do eSocial, o PPP eletrônico vai estar disponível para visualização do segurado no site ou aplicativo Meu INSS a partir de 16 de janeiro de 2023, data da implantação da referida versão.

Afinal, no dia 16/01 acontecerá a implantação da versão S-1.1 no ambiente de produção do eSocial.

Matheus Vinicius Ribeiro

Estudante de Ciências Contábeis com experiência na escrita de artigos para blogs e sites, atualmente desempenha a função de redator no Jornal Contábil.

Recent Posts

Isenção do Imposto de Renda de até R$ 5 mil: se atualize sobre o projeto!

No final do ano passado foi anunciado em rede nacional a nova faixa de isenção…

1 hora ago

DCTFWeb: entenda tudo o que mudou com a prorrogação

Após a solicitação das principais entidades contábeis, o prazo de entrega da Declaração de Débitos…

6 horas ago

Contabilidade: 5 dicas para se estressar menos no trabalho

A semana de trabalho está se aproximando para os profissionais de contabilidade, porém, muitos já…

8 horas ago

INSS: Dor na Coluna e aumento nos Transtornos Mentais Lideram Afastamentos por Incapacidade Temporária no Brasil em 2024

O Brasil, em 2024, testemunhou um aumento considerável nos benefícios concedidos por incapacidade temporária, evidenciando…

14 horas ago

Quem paga a conta de carro batido no estacionamento

Estacionar o carro e voltar para encontrá-lo amassado é um pesadelo para qualquer motorista. Mas…

14 horas ago

Aprenda com eles! 8 hábitos comuns das pessoas bem-sucedidas

O que faz uma pessoa ser bem-sucedida? Sorte? Inteligência? Conhecimentos privilegiados? Pode até ser que…

14 horas ago