Empresas do grupo:

Início » Pra que serve o PIS no momento da admissão de funcionários?

Pra que serve o PIS no momento da admissão de funcionários?

por Ricardo
4 minutos ler
Imagem por @cesarvr / shutterstock

Entre diversas funções que o departamento de Recursos Humanos tem, fazer a admissão dos funcionários é uma das mais recorrentes. Esse processo possui várias etapas e muitos detalhes e, saber o que é o PIS e para que ele serve é fundamental para não errar na hora de admitir um profissional.

O PIS, ou Programa de Integração Social tem função de financiar o pagamento do seguro desemprego, o abono e a participação da receita da empresa. Veja nesse artigo tudo o que você precisa saber sobre o assunto.

O que é PIS e para que serve?

PIS é a sigla para Programa de Integração Social. Ele é uma contribuição tributária feita pelas empresas para garantir aos funcionários o direito de seguro desemprego, o abono e a participação da receita de tais organizações.

O registro desse número é feito logo que ele é contratado em seu primeiro emprego. Sendo assim, podemos afirmar que ele é uma identificação do profissional para a Previdência Social e para o MTE (Ministério do Trabalho e Emprego). Lembrando que o número é destinado especificamente para colaboradores de empresas privadas.

O Programa de Integração Social é um benefício concedido aos trabalhadores inscritos, que foi criado na década de 70. Apesar de ser um benefício para o colaborador, é obrigação da empresa realizar o cadastro do número do PIS, por meio do DCN (Documento de Cadastramento do NIS).

Como já mencionamos, o Programa visa beneficiar os profissionais e, dentre os benefícios que ele traz, pode-se inlcuir:

  • Seguro-desemprego;
  • recolhimento do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço);
  • prestação de informações para o CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados);
  • abonos;
  • participação na receita dos empreendimentos, órgãos e entidades dos profissionais das classes pública e privada.

Sendo assim, além de ter o papel de identificação do profissional, o PIS também serve como um meio para que o trabalhador consiga ter acesso a todos esse benefícios.

Programa de Integração Social na admissão

Todo profissional que trabalha em empresas privadas devem ser cadastrados no Programa de Integração Social e é papel do Departamento Pessoal garantir que o trabalhador esteja, de fato, devidamente inscrito no PIS.

Então, na hora de admitir um novo funcionário, o primeiro passo é verificar se ele já possui, ou não, o número do PIS. Caso o novo colaborador já possua, não será necessário criar um novo registro, mas se ele ainda não possua (acontece nos casos de primeiro emprego), a empresa contratante deverá inscrevê-lo.

Para fazer a inscrição desse novo funcionário no Programa, a empresa precisa cadastrar o número dele em alguma agência da Caixa Econômica Federal. Antes de comparecer à agência, é necessário preencher o DCN – Documento de Cadastramento do NIS e levá-lo juntamente com o comprovante de matrícula no CEI.

Caso não seja possível comparecer à agência, outra opção é fazer o cadastro por meio do Conectividade Social da Caixa Econômica Federal. No próprio site existe um passo a passo de como acessar.

É importante lembrar que a cópia do registro do PIS é um dos documentos admissionais obrigatórios, portanto, nunca deixe de conferir o cadastro do novo funcionário na hora de realizar a admissão.

DICA: Se prepare e se especialize em Departamento Pessoal

Gostaríamos que conhecessem nosso treinamento completo e totalmente na prática de departamento pessoal e eSocial para contadores. Aprenda todos os detalhes do departamento pessoal de forma simples e descomplicada. Saiba tudo sobre regras, documentos, procedimentos, leis e tudo que envolve o setor, além de dominar o eSocial por completo. Essa é a sua grande oportunidade de aprender todos os procedimentos na prática com profissionais experientes e atuantes no segmento, clique aqui acesse já!



Conteúdo original LUGARH

Você também pode gostar

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More