INSS

Prazo para antecipação do auxílio-doença está terminando, veja como solicitar

O trabalhador que está incapacitado temporariamente para realizar suas atividades laborais, pode solicitar a antecipação do pagamento do auxílio-doença. No entanto, o prazo está terminando: os requerimentos podem ser feitos ao INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), até o dia 30 de novembro. 

A medida pretende amparar os trabalhadores durante a pandemia causada pela covid-19 sem que haja a necessidade de passar por uma perícia médica. Mas vale ressaltar que para a concessão, é levado em conta todos os requisitos necessários para o benefício.

Então, se você cumpre esses requisitos e pretende pedir o benefício, continue acompanhando esse artigo para saber como solicitar a antecipação. 

Auxílio-Doença

O auxílio-doença é exclusivamente voltado aos trabalhadores em caso de doença, quando o segurado faz a comprovação de que está temporariamente incapaz para realizar seu trabalho como de costume, podendo ser por doença ou até mesmo um acidente. Mas vale lembrar que essa comprovação é feita por meio de uma perícia médica.

Para a sua concessão é necessário cumprir critérios e, dentre eles estão: 

  • Qualidade de segurado;
  • Período de carência de 12 contribuições mensais;
  • Incapacidade para as atividades por período superior a 15 dias;
  • Ausência de pré-existência da doença ou lesão, salvo na hipótese de agravamento.

Antecipação

A medida foi adotada pelo Governo Federal e será paga aos beneficiários até o dia 31 de dezembro, quando está previsto a conclusão dos efeitos do decreto de calamidade pública em razão da pandemia. Não há informações oficiais sobre a prorrogação desta data. 

Porém, o segurado poderá pedir a revisão do benefício concedido no intuito de obter o auxílio de forma definitiva. Sendo assim, a antecipação garante o pagamento de até um salário mínimo no valor de R$ 1.045. A antecipação não dá direito ao pagamento de 13º salário, sendo assim, o abono somente é pago se esse benefício se tornar definitivo.

Como solicitar?

Não é preciso agendar perícia perícia médica, desta forma, o pedido deve ser feito através do portal do INSS ou pelo aplicativo Meu INSS. Ao acessar as plataforma, basta anexar o atestado médico do paciente ao requerimento que possui uma declaração de responsabilidade pelo documento. 

Desta forma, o INSS irá analisar a solicitação e, posteriormente, será realizada a perícia médica como de costume para a concessão de benefícios previdenciários. De acordo com o INSS, caso o segurado tenha que receber valores maiores que um salário mínimo, será pago a diferença após a realização da perícia. 

Assim, o Instituto irá informar o beneficiário sobre os cálculos e devidos pagamentos, mas vale ressaltar que, se a antecipação for negada o segurado será notificado e deverá fazer o agendamento de exame médico nas agências no prazo de 30 dias.

Documentos para a antecipação

O interessado deve apresentar documento legíveis para análise dos peritos do INSS. Confira quais são os principais documentos: 

Atestado médico: o documento deve ser legível e sem rasuras. É necessário que tenha a devida assinatura e carimbo do médico que está acompanhando o paciente, além do registro do Conselho Regional de Medicina (CRM). É preciso que o mesmo ressalte informações sobre a doença ou a numeração da Classificação Internacional de Doenças (CID), além do prazo estimado do repouso necessário.

Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social. 

Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática

Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise. 

Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.

Por Samara Arruda 

Esther Vasconcelos

Estudante de nutrição e apaixonada por meios de comunicação, trabalhando atualmente como redatora no Jornal Contábil.

Recent Posts

Brasil atinge 21,6 milhões de empresas ativas em 2024; Simples Nacional domina 84% do mercado

Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…

8 horas ago

Artigo: O empresariado brasileiro e o ano mais difícil na transição pós-reforma

A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…

9 horas ago

Inscrições para o Fies abertas até sexta-feira, dia 7. Veja como fazer

Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…

10 horas ago

Inteligência Artificial e os escritórios contábeis: uma parceria estratégica para o futuro

A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…

12 horas ago

Dia Mundial do Câncer: campanha estimula prevenção e INSS tem benefícios garantidos

Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…

13 horas ago

Seu Escritório Contábil Está Pronto para o Deepseek?

A integração de inteligência artificial (IA) avançada, como o Deepseek, está transformando a contabilidade em uma…

13 horas ago