INSS

Prazo para Prova de vida do INSS foi prorrogado para o final de Dezembro

O Diário Diário Oficial da União trouxe em sua edição desta segunda (30/11), a Portaria nº. 1.186, do Ministério da Economia, que prorrogou até o final de dezembro de 2020, a interrupção dos bloqueios dos créditos, suspensão e cessação das aposentadorias e pensões, por falta da realização da prova de vida.

A prova de vida e a renovação da senha bancária dos aposentados e pensionistas, que recebem o pagamento do benefício através de conta corrente, conta poupança ou cartão magnético, é um procedimento obrigatório realizado anualmente, para evitar fraudes e pagamentos indevidos.

Com a nova prorrogação, os beneficiários que não fizerem a prova de vida até dezembro não terão os seus benefícios bloqueados.

advogada Sara Quental, especialista em direito previdenciário e sócia do escritório Crivelli Advogados, explica que para fazer a prova de vida não é necessário ir a uma agência do INSS.

“Basta ao beneficiário comparecer à agência bancária em que recebe o benefício e apresentar documento de identificação com foto e de fé pública (RG, CNH, Carteira de Trabalho e Previdência Social), sendo realizado em algumas agências o procedimento via biometria”, detalha.

Caso o segurado não possa comparecer à agência bancária em razão de impossibilidade de locomoção ou por motivo de doença, a prova de vida poderá ser realizada por procurador devidamente cadastrado no INSS.

“Vale lembrar que em agosto desse ano, o INSS iniciou um projeto piloto para realizar a prova de vida digital, através de reconhecimento facial com o uso de câmera de celular, por meio do aplicativo Meu INSS, porém, como se trata de um piloto, apenas os segurados convocados pelo INSS poderão realizar o procedimento digital, até que o projeto esteja disponível a todos os segurados. Portanto, os beneficiários que ainda não realizaram a prova de vida em 2020, terão até o final de dezembro para regularizar o seu cadastro e evitar que o pagamento da sua aposentadoria ou pensão seja interrompida”, completa Sara Quental.

Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social. 

Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática

Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise. Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.

Gabriel Dau

Estudante de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, atualmente trabalha como Redator do Jornal Contábil sendo responsável pela elaboração e desenvolvimento de conteúdos.

Recent Posts

Imposto de Renda: 5 despesas que NÃO aumentam a sua restituição

Se você é contador, com toda certeza está cansado de explicar para os seus clientes…

7 horas ago

MEI 2025: aprenda como cancelar Microempreendedor Individual

Se você está desistindo do seu Microempreendedor Individual (MEI) e já decidiu que vai encerrar…

8 horas ago

MEI: Conheça as 10 Atividades Mais Procuradas por Empreendedores

O Brasil possui um número crescente de Microempreendedores Individuais (MEIs), atraídos pela simplicidade do processo…

12 horas ago

Por que o seu dinheiro está desvalorizando?

Desde sua criação em 1994, o Real trouxe consigo a promessa de estabilidade econômica após…

13 horas ago

Benefícios do INSS que pouca gente conhece

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é conhecido principalmente por garantir a aposentadoria aos…

13 horas ago

Governo estuda limitar antecipação do saque-aniversário do FGTS

Uma nova proposta do governo pode limitar a antecipação do saque-aniversário do FGTS, modalidade em…

14 horas ago