Se de última hora você percebeu que alguma coisa estava errada na sua declaração de IRPF 2020, fique sabendo que ainda é possível corrigir estas informações através da declaração retificadora. Mas afinal, até quado retificar o imposto de renda 2020?
É exatamente isso que você vai conferir no artigo abaixo, além da data mostramos como fazer a declaração retificadora para evitar a temida malha fina.
O processo é mais simples do que o contribuinte imagina e em poucos passos é possível retificar sua declaração. Confira a seguir um tutorial bem simples.
Primeiramente o contribuinte deve ter em mãos o recibo da última declaração, mas se já retificou anteriormente basta informar o número de recibo mais recente.
Após isso o contribuinte deve abrir a declaração que deseja retificar e selecionar a opção “Declaração Retificadora”, onde irá preencher o número do recibo.
Com tudo preenchido é só começar a alterar ou acrescentar as informações e retificar a declaração de imposto de renda 2020.
Tudo feito e concluído? Então o último passo é enviar a declaração retificadora novamente para a Receita Federal, que vai conferir se está tudo certo.
De modo geral o contribuinte pode retificar o imposto de renda 2020 assim que perceber o erro ou a informação incompleta presente na declaração.
Mas se o caso for diferente e o contribuinte só perceber as inconsistências algum tempo depois da entrega, não tem problema também.
Segundo o que consta nas regras da Receita é possível retificar uma declaração de imposto de renda até 5 anos após ela ter sido entregue ao órgão oficial.
A única possibilidade em que não será possível retificar o imposto de renda é se o status da declaração na Receita constar como “Em análise”, a partir dai nenhuma informação poderá ser modificada ou incluída.
Apesar da declaração retificadora servir para corrigir os erros ou incluir informações, ainda sim o contribuinte está propenso a cair na malha fina, mesmo com as alterações feitas.
Isso por que nada garante que as informações retificadas seguem as novas regras que a Receita incluiu no imposto de renda daquele ano, o que pode levar o contribuinte a ser retido na malha fina.
Por isso é importante que o contribuinte tome algumas providências antes de enviar de vez a declaração retificadora e consequentemente se prevenir de qualquer risco.
A melhor solução é analisar a declaração retificadora do imposto de renda 2020. Através da são identificados todos os possíveis e imperceptíveis erros presente na declaração que podem ser motivos de malha fina.
O contribuinte recebe um relatório completo do que está certo, errado ou incompleto na declaração retificadora, como também dicas e soluções para melhorar as informações.
A analise é feita na Plataforma IR sem Erro, a única disponível para o contribuinte pessoa física não cair na malha fina. Entenda mais sobe o IR sem Erro e também o que a gente faz pra você.
Dica Extra: Aprenda a fazer Declaração de Imposto de Renda. Aprenda tudo de IR em apenas um final de semana.
Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber sobre IR.
No curso você encontra:
Tudo a sua disposição, quando e onde precisar
Não perca tempo, clique aqui e aprenda a fazer a declaração do Imposto de Renda.
Conteúdo original IR sem Erro
Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…
A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…
Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…
A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…
Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…
A integração de inteligência artificial (IA) avançada, como o Deepseek, está transformando a contabilidade em uma…