Os trabalhadores que trabalharam por no mínimo 30 dias em 2019 com carteira assinada, devem ficar atentos ao prazo limite para o resgate do PIS/PASEP. O saque precisa ser feito até o dia 30, devendo ser solicitado à Caixa Econômica Federal que faz o atendimento aos trabalhadores registrados pela CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas) ou ao Banco do Brasil, para os servidores públicos.
Diante disso, pode ser que você tenha até R$ 1.100 para receber. Então, se você não sabe se tem direito de sacar o abono salarial, saiba que é possível realizar a consulta de três forma:
PIS
PASEP
Se você verificou que possui dinheiro para resgatar, saiba que o saque também é feito de forma simples. Para aqueles que recebem o PIS, por exemplo, a Caixa Econômica Federal disponibiliza o abono através de uma conta existente. Então, pode ser que seu benefício já tenha sido creditado em alguma conta esquecida ou que você não tenha o costume de movimentar.
Outra forma de liberação do valor, é através da Conta Poupança Social Digital, assim, é possível verificar através do Caixa Tem. Assim, é possível movimentar o recurso usando o cartão da conta ou através do internet banking e app da Caixa.
A terceira opção para os trabalhadores que não possuem tais contas, é fazer o saque utilizando o Cartão do Cidadão nos terminais de autoatendimento, unidades lotéricas e nos Correspondentes Caixa Aqui, bem como nas agências. No caso do PASEP, o recurso também é disponibilizado através da conta no Banco do Brasil, podendo fazer o saque através do cartão da conta ou na agência tendo em mãos um documento de identificação com foto.
Este ano, o PIS/PASEP 2020/2021 deveria ser pago a partir do próximo mês, no entanto, aqueles que trabalharam no ano passado e que estão aguardando o abono devem saber que não receberão o pagamento este ano. Desta forma, a expectativa é que o abono salarial 2020/2021 seja liberado em fevereiro de 2022, mas ainda não há nenhum calendário oficial.
O adiamento do calendário do PIS/Pasep trouxe uma economia de R$ 7,45 bilhões para este ano. Essa mudança está prevista pelo Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat). Apesar de muitos estarem frustrados pela falta do abono neste ano, o governo informou que os trabalhadores não serão prejudicados com esse adiamento. Assim, os trabalhadores estão aguardando o recebimento das duas cotas no próximo ano.
Apesar de ainda não haver orientações sobre quando começará o pagamento do PIS/PASEP 2020/2021, as regras gerais do abono salarial vão permanecer as mesmas, assim como a forma de pagamento. Atualmente, para ter direito ao PIS/PASEP o trabalhador deve trabalhar por pelo menos 30 dias no ano base do calendário, veja os demais critérios:
Aqueles que possuem o direito ao PIS recebem anualmente, conforme o mês de nascimento. Para os servidores públicos que recebem o PASEP, o calendário disponibilizado obedece o dígito final da inscrição do servidor.
Samara Arruda
Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…
A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…
Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…
A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…
Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…
A integração de inteligência artificial (IA) avançada, como o Deepseek, está transformando a contabilidade em uma…