A nossa preocupação maior é com a valorização do profissional contábil no contexto nacional e para isso é imprescindível a utilização de uma metodologia de precificação dos serviços contábeis. O empresário tem que saber quanto custa seu serviço e por quanto ele pode vender para ter a rentabilidade desejada, a frase é do diretor regional do SESCAP-PR, Michel Lopes que realizará, junto com Joacir Luiz Reolon e Gilmar Duarte a primeira palestra do 4º Encontro dos Empresários de Serviços Contábeis e de Assessoramento do Estado de Santa Catarina (ENESCON/SC), sobre Precificação de Honorários Contábeis.
O evento, que é o maior do setor contábil catarinense, está programado para Chapecó nos dias 20 e 21 de outubro deste ano, no Lang Palace Hotel. Estarão reunidos 400 participantes para discutir a temática Visão Estratégica na Gestão das Empresas Contábeis. Com uma amplitude estadual e repercussão nacional, o ENESCON/SC contará com a presença de empresários do setor contábil e de assessoramento para discutir e esclarecer temas atuais e voltados à gestão de negócios.
O encontro resulta de uma ação integrada dos Sindicatos das Empresas de Serviços Contábeis e de Assessoramento de Santa Catarina (Sescon/SC), do Sescon Grande Florianópolis e do Sescon Blumenau. A iniciativa é mantida desde 2010 quando teve a sua primeira edição promovida em Joinville.
Reolon, Lopes e Duarte abrem a lista de palestras, na sexta-feira (21 de outubro), a partir das 9h30, aprofundando questões voltadas a precificação de honorários. De acordo com Joacir, é necessário provocar uma reflexão sobre a valoração dos serviços contábeis. Isso estabelece uma estratégia de gestão destes serviços e, consequentemente, calcula melhor o preço.
Os palestrantes abordarão desde a confecção de orçamentos através de ferramentas de precificação, até o contrato de prestação de serviços, passando pelo custo e preço de venda da empresa contábil. Demonstraremos como mapear os serviços, definir sua execução, entender a produtividade, estabelecer valor e otimizar o resultado, salientou Reolon.
Michel Lopes destacou que as empresas de serviço contábil precisam melhorar o nível de profissionalização por meio de estratégias de negócio e mapeamento de resultados. Sabemos da necessidade que o mercado tem no que diz respeito a ferramentas e metodologias de precificação na área de serviços. Não é uma tarefa fácil, exige muito cuidado e comprometimento no acompanhamento dos resultados. Infelizmente não se pode fazer o primeiro levantamento e achar que já conhece o custo de sua empresa, considerou.
Segundo Gilmar Duarte, quando a concorrência era menor ficava fácil definir o preço, mas atualmente, com o acirramento do mercado, é necessário conhecer todos os detalhes da precificação. É fundamental saber o preço mínimo da prática. Além disso, é indispensável conhecer os valores agregados ao serviço prestado. Duarte considera que se os contadores conhecem seus custos e a metodologia de precificação fica mais fácil maximizar o lucro. Precisamos salvar a classe empresarial contábil e isso só será possível praticando preços justos, finalizou.
CONHEÇA OS PALESTRANTES
Gilmar Duarte é bacharel em Ciências Contábeis, MBA em finanças e pós-graduando em Filosofia. É diretor do grupo Dygran com atuação nos ramos da contabilidade, software, indústria e comércio; Palestrante e autor dos livros Honorários contábeis e Como Ganhar Dinheiro na Prestação de Serviços. Duarte é consultor de empresas e membro da comissão de precificação dos serviços contábeis do SESCAP-PR.
Joacir Luiz Reolon é contador, pós-graduado em Contabilidade Gerencial e Finanças e também em Controladoria. Ex-professor universitário, Reolon é especializado em tecnologias de informação assuntos tributários e contabilidade gerencial.
Michel Lopes é bacharel em Ciências Contábeis pela UNIVEL, pós graduado em MBA Executivo em Estratégias Empresariais, sócio proprietário da Organização Contábil Cascavel, membro da COPSEC Comissão de Precificação de Serviços Contábeis do SESCAP-PR e atualmente diretor regional do SESCAP-PR na cidade de Cascavel-PR.
Fonte: Portal Contábil SC
Notícia publicada quinta-feira, 05 de maio, 2016
Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…
A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…
Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…
A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…
Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…
A integração de inteligência artificial (IA) avançada, como o Deepseek, está transformando a contabilidade em uma…