Precificação de serviços contábeis é fundamental para rentabilidade

“A nossa preocupação maior é com a valorização do profissional contábil no contexto nacional e para isso é imprescindível a utilização de uma metodologia de precificação dos serviços contábeis. O empresário tem que saber quanto custa seu serviço e por quanto ele pode vender para ter a rentabilidade desejada”, a frase é do diretor regional do SESCAP-PR, Michel Lopes que realizará, junto com Joacir Luiz Reolon e Gilmar Duarte a primeira palestra do 4º Encontro dos Empresários de Serviços Contábeis e de Assessoramento do Estado de Santa Catarina (ENESCON/SC), sobre “Precificação de Honorários Contábeis”.

O evento, que é o maior do setor contábil catarinense, está programado para Chapecó nos dias 20 e 21 de outubro deste ano, no Lang Palace Hotel. Estarão reunidos 400 participantes para discutir a temática “Visão Estratégica na Gestão das Empresas Contábeis”. Com uma amplitude estadual e repercussão nacional, o ENESCON/SC contará com a presença de empresários do setor contábil e de assessoramento para discutir e esclarecer temas atuais e voltados à gestão de negócios.

O encontro resulta de uma ação integrada dos Sindicatos das Empresas de Serviços Contábeis e de Assessoramento de Santa Catarina (Sescon/SC), do Sescon Grande Florianópolis e do Sescon Blumenau. A iniciativa é mantida desde 2010 quando teve a sua primeira edição promovida em Joinville.

Reolon, Lopes e Duarte abrem a lista de palestras, na sexta-feira (21 de outubro), a partir das 9h30, aprofundando questões voltadas a precificação de honorários. De acordo com Joacir, é necessário provocar uma reflexão sobre a valoração dos serviços contábeis. “Isso estabelece uma estratégia de gestão destes serviços e, consequentemente, calcula melhor o preço”.

Os palestrantes abordarão desde a confecção de orçamentos através de ferramentas de precificação, até o contrato de prestação de serviços, passando pelo custo e preço de venda da empresa contábil. “Demonstraremos como mapear os serviços, definir sua execução, entender a produtividade, estabelecer valor e otimizar o resultado”, salientou Reolon.
Michel Lopes destacou que as empresas de serviço contábil precisam melhorar o nível de profissionalização por meio de estratégias de negócio e mapeamento de resultados. “Sabemos da necessidade que o mercado tem no que diz respeito a ferramentas e metodologias de precificação na área de serviços. Não é uma tarefa fácil, exige muito cuidado e comprometimento no acompanhamento dos resultados. Infelizmente não se pode fazer o primeiro levantamento e achar que já conhece o custo de sua empresa”, considerou.

Segundo Gilmar Duarte, quando a concorrência era menor ficava fácil definir o preço, mas atualmente, com o acirramento do mercado, é necessário conhecer todos os detalhes da precificação. “É fundamental saber o preço mínimo da prática. Além disso, é indispensável conhecer os valores agregados ao serviço prestado”. Duarte considera que se os contadores conhecem seus custos e a metodologia de precificação fica mais fácil maximizar o lucro. “Precisamos salvar a classe empresarial contábil e isso só será possível praticando preços justos”, finalizou.

CONHEÇA OS PALESTRANTES

Gilmar Duarte é bacharel em Ciências Contábeis, MBA em finanças e pós-graduando em Filosofia. É diretor do grupo Dygran com atuação nos ramos da contabilidade, software, indústria e comércio; Palestrante e autor dos livros “Honorários contábeis” e “Como Ganhar Dinheiro na Prestação de Serviços”. Duarte é consultor de empresas e membro da comissão de precificação dos serviços contábeis do SESCAP-PR.

Joacir Luiz Reolon é contador, pós-graduado em Contabilidade Gerencial e Finanças e também em Controladoria. Ex-professor universitário, Reolon é especializado em tecnologias de informação assuntos tributários e contabilidade gerencial.

Michel Lopes é bacharel em Ciências Contábeis pela UNIVEL, pós graduado em MBA Executivo em Estratégias Empresariais, sócio proprietário da Organização Contábil Cascavel, membro da COPSEC – Comissão de Precificação de Serviços Contábeis do SESCAP-PR e atualmente diretor regional do SESCAP-PR na cidade de Cascavel-PR.
Fonte: Portal Contábil SC
Notícia publicada quinta-feira, 05 de maio, 2016

Ricardo

Redação Jornal Contábil

Recent Posts

Brasil atinge 21,6 milhões de empresas ativas em 2024; Simples Nacional domina 84% do mercado

Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…

9 horas ago

Artigo: O empresariado brasileiro e o ano mais difícil na transição pós-reforma

A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…

10 horas ago

Inscrições para o Fies abertas até sexta-feira, dia 7. Veja como fazer

Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…

11 horas ago

Inteligência Artificial e os escritórios contábeis: uma parceria estratégica para o futuro

A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…

13 horas ago

Dia Mundial do Câncer: campanha estimula prevenção e INSS tem benefícios garantidos

Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…

14 horas ago

Seu Escritório Contábil Está Pronto para o Deepseek?

A integração de inteligência artificial (IA) avançada, como o Deepseek, está transformando a contabilidade em uma…

14 horas ago