Negócios

Precificar produtos e serviços demanda atenção e cautela!

O lucro obtido por um negócio está diretamente associado à metodologia escolhida na precificação. Ao disponibilizar um produto ou serviço no mercado, seja através de vendas online ou em lojas físicas, é importante que as empresas sigam alguns procedimentos para que o produto chegue ao cliente em preço justo, mas sem afetar a saúde financeira do empreendimento.

De acordo com Cleber Brandão, especialista em negócios de produtos naturais, gestão de lojas e empreendedor focado no varejo, a primeira estratégia de precificação é entender que quem dita a regra dos preços é o mercado. “Não adianta simplesmente implementar uma margem de 20 ou 30% de lucro líquido. O mercado não vai aceitar. É preciso entender que há produtos onde o empresário vai ter uma margem menor, mas esses itens devem estar disponíveis no seu estabelecimento. Por outro lado, alguns produtos podem contar com uma margem maior e que os clientes, geralmente, sabem que vão pagar um pouco mais caro. O importante é fazer com que seus consumidores levem tanto os produtos com uma grande margem de lucro, quanto aqueles com uma margem menor”, pontua.

Dessa forma, entendendo que quem dita o preço de mercado é o próprio mercado, o gestor começa a buscar produtos que tenham uma lucratividade maior. “Mas tudo isso, sem nunca deixar de lado o entendimento de que existem produtos de baixa lucratividade que são essenciais para o seu negócio. Precificar nada mais é do que verificar como está o mercado e, aí sim, analisar se o seu negócio é compatível para vender determinado produto ou serviço. Mas sempre levando em consideração que o mercado está ditando”, declara Cleber Brandão.

O especialista afirma que é necessário saber quais tributos incidem sobre cada produto ou serviço, pois um equívoco relacionado ao regime tributário pode acarretar em erros na precificação. “Tudo isso obriga os empresários a terem todas as informações sobre os seus negócios na palma de suas mãos, mitigando a chance de falhas ao estipular o preço de um produto ou serviço”, relata.

Estar ciente sobre as políticas de precificação da concorrência é de suma importância. “Olhar apenas para o preço dos concorrentes pode ser um erro, pois faz com que o gestor desconsidere outras possibilidades e perca o foco do seu próprio negócio. No entanto, como dito anteriormente, é importante se atentar ao preço que o mercado está disposto a pagar pelo produto ou serviço. Crie diferenciais e fidelize seus clientes para que o preço não seja o único fator de decisão do consumidor”, finaliza o empreendedor.

Por Cleber Brandão, o criador do maior curso sobre como montar e gerir lojas de Produtos Naturais no Brasil.

Leonardo Grandchamp

Supervisor de Redação do Jornal Contábil e responsável pelo Portal Dia Rural.

Recent Posts

Trump prestes a “atirar” em impostos brasileiros; e agora?

Se tem uma coisa que Donald Trump adora é uma boa guerra comercial. O ex-presidente…

3 minutos ago

3 erros que você deve evitar no Simples Nacional

O Simples Nacional é um regime tributário simplificado, mas isso não significa que seja fácil…

3 minutos ago

Pix ganha novas funcionalidades em 2025

O Pix, meio de pagamento mais usado no Brasil, ganha novidades agora em 2025. Desenvolvido…

22 minutos ago

Apostas online podem custar seu emprego: entenda como empresas lidam com funcionários apostadores

O avanço da tecnologia e a popularização das apostas online trouxeram um novo desafio para…

54 minutos ago

Consulta ao PIS/Pasep 2025 liberada HOJE. Veja onde conferir!

A partir de hoje, quarta-feira, dia 05, os trabalhadores brasileiros já podem consultar informações relativas…

2 horas ago

5 Alternativas de Empréstimos Sem Comprovação de Renda e Análise de Crédito

Com o início do ano, muitos indivíduos aproveitam para revisar suas finanças e estabelecer novas…

2 horas ago