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Os serviços oferecidos presencialmente pelas agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) estão voltando aos poucos à normalidade, no entanto, é necessário observar os protocolos sanitários que tem como objetivo o enfrentamento à covid-19.
Desta forma, quem precisa solicitar serviços ou benefícios deve estar atento às regras de atendimento para que não seja causada aglomeração nas unidades.
Diante disso, vale lembrar que tanto o site quanto o aplicativo Meu INSS estão à disposição para auxiliar o segurado neste momento.
De acordo com o INSS, por meio destas opções é possível fazer o agendamento para atendimento e a realização de perícias, sem precisar ir até uma agência.
Sendo assim, o segurado consegue escolher em qual unidade será atendido, o horário, além de escolher dentre mais de 90 serviços disponibilizados virtualmente.
Além disso, o INSS informou que o atendimento está seguindo a ordem de prioridade, sendo assim, preparamos este artigo com todas as informações necessárias para ajudar o interessado à resolver sua demanda.
Aqueles que aguardam a realização de perícia médica, considerado o principal acesso à benefícios como auxilio-acidente, auxilio-doença, Benefício de Prestação Continuada (BPC) ou aposentadoria por invalidez, devem solicitar o agendamento que continua sendo realizado.
Para os segurados que não foram atendidos devido à paralisação das atividades ou pela falta de profissionais especializados, o INSS está realizando o agendamento automático.
Sendo assim, o contato será feito via telefone.
Neste caso, a orientação do INSS é de que seja mantida a atualização dos dados, principalmente de contato.
Essa atualização também pode ser feita pela Central de Atendimento por meio do número 135.
Caso o segurado tenha passado pela perícia médica, porém teve seu benefício negado, é preciso esperar 30 dias para entrar com recursos solicitando uma nova análise do seu caso.
Aqueles que pediram a antecipação, mas que também foi negada, precisará aguardar até 60 dias para novo agendamento de perícia.
Durante o exame pericial devem ser apresentados documentos e exames médicos atualizados que comprovem a incapacidade do trabalhador para o serviço diário, dentre eles estão:
1 Documentos pessoais (RG, CPF e carteira de trabalho);
2 Atestado médico devidamente preenchido relativo à doença incapacitante;
3 Exames laboratoriais e clínicos relativos à doença incapacitante;
4 Atestado de saúde ocupacional emitido pelo médico do trabalho;
5 Carta da empresa empregadora que confirme o último dia trabalhado
6 Receituários;
7 Comprovante de tratamento.
São mais de 90 serviços disponíveis via internet.
O segurado pode verificar sua demanda por meio do portal Meu INSS, sendo assim, não precisará sair de casa para fazer a solicitação.
Veja alguns serviços que podem ser solicitados ou acompanhados diretamente pelo Meu INSS:
1 Pedir Aposentadoria: é possível pedir aposentadoria em todas suas modalidades, sendo ainda urbana ou rural.
2 Simular Aposentadoria: a ferramenta realiza uma busca automática de todas as informações e dados de vínculos do segurado registrados nos sistemas do INSS para calcular o tempo de contribuição, ou seja, quanto tempo falta para o segurado se aposentar.
3 Extrato de Imposto de Renda: é utilizado pelos beneficiários do INSS que precisam declarar imposto de renda (IR).
4 Declaração de Beneficiário do INSS: declaração que informa a existência ou não de benefício em seu CPF.
5 Extrato de Pagamento: esse histórico é usado para comprovar que a pessoa recebe benefício do INSS e mostra sua renda mensal. Detalha valores, o banco e data de pagamento do benefício. Vale para fins legais como abertura de conta em bancos, abertura de crediário, empréstimo consignado, dentre outros.
6 Extrato de Contribuição CNIS: consta toda situação contributiva do trabalhador, seja empregado, empregado individual, empresário, empregado doméstico e também sobre o aposentado. Dá pra saber também quais os períodos que estão faltando para que possa garantir a comprovação futura ou se está perto ou não de se aposentar.
7 Extrato de Empréstimo: é possível conferir todo histórico de créditos consignados realizado com desconto no seu benefício previdenciário, além de outras informações como a margem da consignação atual, valores de parcela e prazo.
8 Resultado de Benefício por Incapacidade: informa se o segurado foi considerado capacitado ou não para o trabalho. Esse serviço se destina às pessoas que pediram auxílio-doença ou outro benefício por incapacidade.
9 Agendar Perícia: serviço de agendamento específico para a perícia médica, tanto para o pedido inicial quanto para o pedido de prorrogação do benefício. E, devido estado de calamidade pública pela qual o país está passando, é possível também enviar atestado médico direto pelo Meu INSS.
10 Carta de Concessão: documento que comunica ao cidadão sobre a concessão do benefício (ou seja, que ele de fato recebeu o benefício), a forma de cálculo utilizada para apuração da renda mensal inicial (quanto vai receber) e informações relativas ao banco responsável pelo pagamento.
11 Encontre uma Agência: localiza a agência do INSS mais próxima, por meio do CEP ou do município.
12 Declaração de Contribuinte Individual (DRSCI): a Declaração de Regularidade de Situação do Contribuinte Individual (DRSCI) é o documento que comprova que o trabalhador segurado autônomo, também chamado de Contribuinte Individual, está com situação cadastral regular e com seus recolhimentos em dia.
13 Atualização de Dados Cadastrais: é possível atualizar dados de contato (endereço, telefone e e-mail) tanto de quem ainda não tem benefício quanto de quem já é beneficiário do INSS. É possível até incluir um endereço secundário, que pode ser inclusive um endereço de segurado em país estrangeiro.
O atendimento pelo telefone 135 pode ser solicitado de segunda-feira a sábado.
A ligação é gratuita de telefone fixo ou público.
Entre os serviços disponíveis estão:
Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social.
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Por Samara Arruda
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