Os preços do petróleo aumentaram bastante após a morte de um general iraniano no Iraque.
Analistas alertaram que a ação pode aumentar as tensões na região e afetar a produção global de petróleo.
O preço do petróleo Brent subiu mais de 4%, atingindo US $ 69,50 por barril em um ponto, o maior desde meados de setembro.
O ataque ocorreu depois que o general Qasem Soleimani foi morto em um ataque de drone americano no aeroporto de Bagdá, que o Pentágono descreveu como “ação defensiva”.
O aumento dos preços elevou os estoques de petróleo na bolsa de Londres, com a BP subindo 2,7% e a Royal Dutch Shell quase 1,9%.
As ações de empresas petrolíferas americanas como a Exxon Mobil caíram, no entanto, em meio a uma queda mais ampla do mercado americano, motivada por fracos dados de fabricação e preocupações com as implicações do conflito no Oriente Médio.
No meio do dia em Nova York, o Dow caiu cerca de 0,7%, enquanto o S&P 500 caiu 0,5% e o Nasdaq caiu 0,6%. As quedas seguiram altas recordes um dia antes.
“O ano de 2020 abriu com uma nota muito positiva”, disse Aneeka Gupta, da Wisdom Tree. “Este evento realmente impediu o otimismo otimista que vimos”.
As tensões entre os EUA e o Irã têm aumentado desde que os EUA fecharam um acordo nuclear entre o Irã e outros países, com o objetivo de conter o programa nuclear iraniano e impedir que ele desenvolva armas nucleares.
Os EUA também reposicionaram sanções contra o Irã, uma medida que prejudicou a economia do país e restringiu severamente suas exportações de petróleo.
Essa recente greve provocou novos temores de riscos ao fornecimento de energia na região.
Vários dos maiores produtores de petróleo do mundo podem ser encontrados na área, o que poderia ser afetado se houvesse um confronto militar mais amplo envolvendo o Irã.
Cerca de um quinto dos suprimentos globais passa pelo Estreito de Ormuz, uma passagem estreita que dá acesso ao Golfo.
Caroline Bain, analista da Capital Economics, disse que novos conflitos provavelmente levarão a picos adicionais de curto prazo nos preços do petróleo.
Mas, mesmo que as tensões diminuam, a empresa espera que o custo do petróleo suba este ano devido a “restrição de produção, crescimento mais lento na produção de petróleo nos EUA e uma retomada gradual do crescimento econômico global”, acrescentou.
Análise por Andrew Walker, correspondente de economia do Serviço Mundial da BBC
A potencial interrupção no mercado global de petróleo devido a conflitos no Golfo é grave.
A Administração de Informações sobre Energia dos EUA estima que 21% do petróleo usado em 2018 passou pelo Estreito de Ormuz, uma passagem estreita que tem o Irã em sua costa norte.
Alguns dos maiores produtores seriam afetados se o Estreito não pudesse ser navegado com segurança. Arábia Saudita, Iraque, Kuwait, Irã, Emirados Árabes Unidos e Catar enviam parte ou todas as suas exportações pelo Estreito.
A Arábia Saudita e os Emirados Árabes Unidos têm oleodutos que contornam o Estreito, mas não têm capacidade nem de transportar todo o petróleo. Existe também a possibilidade de ação militar iraniana contra instalações de petróleo de outros países.
No ano passado, houve um ataque de drones à indústria saudita. Os rebeldes houthis do Iêmen assumiram a responsabilidade e são amplamente vistos como tendo apoio iraniano.
Os episódios anteriores de conflito no Oriente Médio registraram preços mais altos do petróleo, o que contribuiu para a desaceleração econômica global, de meados da década de 1970 ao início da década de 90.
O que é diferente agora, e o que pode moderar o impacto, é a presença da indústria de xisto dos EUA, que pode responder de maneira relativamente rápida a escassez de suprimentos e preços mais altos.
Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…
A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…
Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…
A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…
Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…
A integração de inteligência artificial (IA) avançada, como o Deepseek, está transformando a contabilidade em uma…