A Prefeitura de Uberlândia decretou estado de calamidade pública no município devido aos impactos socioeconômicos e financeiros que podem ser causados pela pandemia de coronavírus. A informação foi publicada na edição desta segunda-feira (13), do Diário Oficial do Município. (DOM).
De acordo com o decreto, as ações emergenciais necessárias para o combate à Covid-19 podem comprometer as finanças públicas e as metas fiscais estabelecidas para o ano de 2020. As metas de arrecadação de tributos pela redução da atividade econômica também foram citadas na publicação.
Parte do comércio da cidade está fechado desde o dia 22 de março como forma de prevenção à pandemia. No dia 27 de abril, a lista de estabelecimentos autorizados a funcionar foi atualizada.
O Executivo publicou, ainda, que solicitará o reconhecimento do estado de calamidade pública junto à Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).
Segundo o Boletim Municipal Diário divulgado neste domingo (12), Uberlândia tem 66 casos confirmados de coronavírus, e quatro mortes. O município tem, também, 2.211 casos em investigação.