Sem dúvida, o Whatsapp ocupa a posição de aplicativo mais essencial no celular dos brasileiros, afinal o mensageiro é um dos principais meios para comunicação e interação de pessoas no país. Diante da alta adesão no Brasil e o no mundo, o app constantemente lança inúmeras atualizações com a finalidade de melhorar a experiência dos usuários na plataforma.
No entanto, não são todos os aparelhos capazes de acompanhar o progresso constante da funcionalidade, de modo que muitos celulares mais antigos se tornam obsoletos e passam a não suportar o aplicativo ao longo do tempo. Este mês, o Whatsapp será descontinuado em, ao menos, 47 modelos. Veja se o seu está na lista.
A lista dos modelos que ficaram obsoletos é integrada por diversas marcas, incluindo, as populares Samsung e Apple, entretanto, o destaque vai para a LG que sozinha reúne 20 modelos que perderão o suporte do Whatsapp. Confira:
Vale ressaltar que o app não irá parar totalmente de funcionar nos celulares listados, pelo menos não de maneira imediata. Ocorre que o funcionamento ficará comprometido visto que não terá mais a cobertura das atualizações.
A questão é que inevitavelmente, em algum momento, o Whatsapp realmente pare de funcionar, o que muitas vezes leva o usuário a trocar de celular, seguindo a tendência do mercado consumidor. Este ponto traz a necessidade de abordarmos um tema muito discutido na atualidade, a obsolescência programada.
Em suma, obsolescência programada é uma estratégia utilizada pelas empresas para reduzir a vida útil de um produto, com o objetivo de aumentar as vendas. Isso significa que muitas vezes, mesmo que um produto esteja em perfeito estado, ele é projetado para falhar ou se tornar obsoleto em um curto período de tempo, forçando o consumidor a comprar um novo.
No âmbito dos celulares, cabe colocar os avanços tecnológicos no centro da questão, uma vez que este é o principal fator causador da obsolescência dos aparelhos. A cada ano, novos modelos são lançados com recursos mais avançados e inovadores, o que torna os modelos antigos rapidamente obsoletos.
Por exemplo, a evolução dos processadores, câmeras e sistemas operacionais torna os modelos mais antigos menos eficientes e menos compatíveis com os aplicativos e softwares mais recentes. Além disso, as atualizações de software são frequentemente projetadas para se adaptar a novos recursos de hardware, o que pode deixar os dispositivos mais antigos incompatíveis ou menos eficientes.
Outro fator que contribui para a obsolescência dos celulares é a dificuldade ou impossibilidade de substituir as baterias ou atualizar componentes específicos. À medida que os componentes se desgastam ou ficam obsoletos, os celulares antigos podem falhar ou ter problemas de desempenho que tornam a experiência do usuário insatisfatória.
No final do ano passado foi anunciado em rede nacional a nova faixa de isenção…
Após a solicitação das principais entidades contábeis, o prazo de entrega da Declaração de Débitos…
A semana de trabalho está se aproximando para os profissionais de contabilidade, porém, muitos já…
O Brasil, em 2024, testemunhou um aumento considerável nos benefícios concedidos por incapacidade temporária, evidenciando…
Estacionar o carro e voltar para encontrá-lo amassado é um pesadelo para qualquer motorista. Mas…
O que faz uma pessoa ser bem-sucedida? Sorte? Inteligência? Conhecimentos privilegiados? Pode até ser que…