Chamadas

Prepare seu bolso: Aluguel ficará mais caro em 2023

O brasileiro que paga aluguel deve preparar o seu bolso, em 2023 o valor vai subir, de acordo com Índice Geral de Preços — Mercado (IGP-M) apesar de ter ficado negativo em 0,97% no mês de outubro, ainda acumula uma alta de 5,58% em 12 meses.

Isso significa que em 2023, o valor dos aluguéis poderá ter um reajuste superior aos 5%, quando comparados a este ano.

No entanto, o reajuste será bem inferior ao que ocorreu em 2022, tendo em vista o cenário de 2021, quando a inflação do aluguel (IGP-M), havia subido 17,78%.

Mas não é só o aluguel que irá mexer com o bolso dos brasileiros, outras contas também vão subir de preço.

Leia Também: Obrigações acessórias: Saiba todas novidades e se planeje para 2023!

Conta de luz vai subir de preço

A conta de luz também vai subir no ano que vem, de acordo com cálculos realizados por pessoas ligadas ao setor, as tarifas de energia elétrica também mexeram com o bolso do trabalhador. A previsão para o próximo ano é um reajuste de 5% em média. 

Caberá ao consumidor continuar fazendo uma verdadeira ginástica para economizar energia e evitar pagar uma conta muito alta. Por outro lado, medidas adotadas este ano para amenizar os efeitos da alta na conta de luz, deverão continuar vigentes em 2023, como a devolução de créditos tributários e o novo aporte da Eletrobras.

Outro fator positivo é o período de chuvas que tem deixado os reservatórios das usinas hidrelétricas em níveis mais elevados, além do novo aumento na geração de energia eólica e solar, que possuem fonte de custo menor para geração de energia comparadas às hidrelétricas e térmicas.

IPVA mais caro

Motoristas de todo o país já estão preocupados com o valor do IPVA que deverão pagar no ano que vem. Em 2022, o IPVA (Imposto Sobre Propriedade de Veículo Automotor), registrou aumento de 22% devido à valorização dos veículos, porém, em 2023, ainda teremos uma alta expressiva nos valores do imposto.

Leia Também: IPVA 2023: 35 doenças que garantem isenção do imposto

Antes, o condutor estava habituado a pagar menos no valor do IPVA devido à desvalorização anual do veículo, porém, neste ano, houve uma valorização, não da mesma forma que ocorreu em 2021, mas teremos um reajuste que pesará no bolso dos brasileiros.

O carro usado acumulou uma alta de 8,1% nos últimos 12 meses, conforme o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) do mês de setembro.

Deste modo, em 2023, o aumento 8,1% será incluído no valor do Imposto a ser pago no ano que vem. Com isso, o IPVA continuará caro.

Jorge Roberto Wrigt

Jornalista há 38 anos, atuando na redação de jornais impressos locais, colunista de TV em emissora de rádio, apresentador de programa de variedades em emissora de TV local e também redator de textos publicitários, na cidade de Teresópolis (RJ). Atualmente se dedica ao jornalismo digital, sendo parte da equipe do Jornal Contábil.

Recent Posts

Isenção do Imposto de Renda de até R$ 5 mil: se atualize sobre o projeto!

No final do ano passado foi anunciado em rede nacional a nova faixa de isenção…

2 horas ago

DCTFWeb: entenda tudo o que mudou com a prorrogação

Após a solicitação das principais entidades contábeis, o prazo de entrega da Declaração de Débitos…

7 horas ago

Contabilidade: 5 dicas para se estressar menos no trabalho

A semana de trabalho está se aproximando para os profissionais de contabilidade, porém, muitos já…

9 horas ago

INSS: Dor na Coluna e aumento nos Transtornos Mentais Lideram Afastamentos por Incapacidade Temporária no Brasil em 2024

O Brasil, em 2024, testemunhou um aumento considerável nos benefícios concedidos por incapacidade temporária, evidenciando…

15 horas ago

Quem paga a conta de carro batido no estacionamento

Estacionar o carro e voltar para encontrá-lo amassado é um pesadelo para qualquer motorista. Mas…

16 horas ago

Aprenda com eles! 8 hábitos comuns das pessoas bem-sucedidas

O que faz uma pessoa ser bem-sucedida? Sorte? Inteligência? Conhecimentos privilegiados? Pode até ser que…

16 horas ago