Imagem por @wayhomestudio / freepik
O brasileiro que paga aluguel deve preparar o seu bolso, em 2023 o valor vai subir, de acordo com Índice Geral de Preços — Mercado (IGP-M) apesar de ter ficado negativo em 0,97% no mês de outubro, ainda acumula uma alta de 5,58% em 12 meses.
Isso significa que em 2023, o valor dos aluguéis poderá ter um reajuste superior aos 5%, quando comparados a este ano.
No entanto, o reajuste será bem inferior ao que ocorreu em 2022, tendo em vista o cenário de 2021, quando a inflação do aluguel (IGP-M), havia subido 17,78%.
Mas não é só o aluguel que irá mexer com o bolso dos brasileiros, outras contas também vão subir de preço.
Leia Também: Obrigações acessórias: Saiba todas novidades e se planeje para 2023!
A conta de luz também vai subir no ano que vem, de acordo com cálculos realizados por pessoas ligadas ao setor, as tarifas de energia elétrica também mexeram com o bolso do trabalhador. A previsão para o próximo ano é um reajuste de 5% em média.
Caberá ao consumidor continuar fazendo uma verdadeira ginástica para economizar energia e evitar pagar uma conta muito alta. Por outro lado, medidas adotadas este ano para amenizar os efeitos da alta na conta de luz, deverão continuar vigentes em 2023, como a devolução de créditos tributários e o novo aporte da Eletrobras.
Outro fator positivo é o período de chuvas que tem deixado os reservatórios das usinas hidrelétricas em níveis mais elevados, além do novo aumento na geração de energia eólica e solar, que possuem fonte de custo menor para geração de energia comparadas às hidrelétricas e térmicas.
Motoristas de todo o país já estão preocupados com o valor do IPVA que deverão pagar no ano que vem. Em 2022, o IPVA (Imposto Sobre Propriedade de Veículo Automotor), registrou aumento de 22% devido à valorização dos veículos, porém, em 2023, ainda teremos uma alta expressiva nos valores do imposto.
Leia Também: IPVA 2023: 35 doenças que garantem isenção do imposto
Antes, o condutor estava habituado a pagar menos no valor do IPVA devido à desvalorização anual do veículo, porém, neste ano, houve uma valorização, não da mesma forma que ocorreu em 2021, mas teremos um reajuste que pesará no bolso dos brasileiros.
O carro usado acumulou uma alta de 8,1% nos últimos 12 meses, conforme o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) do mês de setembro.
Deste modo, em 2023, o aumento 8,1% será incluído no valor do Imposto a ser pago no ano que vem. Com isso, o IPVA continuará caro.
No final do ano passado foi anunciado em rede nacional a nova faixa de isenção…
Após a solicitação das principais entidades contábeis, o prazo de entrega da Declaração de Débitos…
A semana de trabalho está se aproximando para os profissionais de contabilidade, porém, muitos já…
O Brasil, em 2024, testemunhou um aumento considerável nos benefícios concedidos por incapacidade temporária, evidenciando…
Estacionar o carro e voltar para encontrá-lo amassado é um pesadelo para qualquer motorista. Mas…
O que faz uma pessoa ser bem-sucedida? Sorte? Inteligência? Conhecimentos privilegiados? Pode até ser que…