Gilson Machado, ex-ministro do Turismo de Bolsonaro, foi exonerado da presidência da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), pelo atual presidente Lula.
Machado ocupou o cargo desde novembro de 2022, agora quem ocupa seu lugar é Marcelo Freixo que assumi o comando da agência. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva já havia anunciado que indicaria Freixo para o cargo, porém não havia nada formalizado.
Freixo ficará no comando da Embratur por quatro anos, com isso ele perde o mandato de deputado federal a partir da posse de parlamentares em 1º de fevereiro.
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Ao ser nomeado, freixo afirma que o primeiro passo à frente é “arrumar a casa”. Ele agradeceu a confiança do presidente Lula e ressalta que o principal objetivo hoje é “recuperar a imagem do Brasil no exterior”.
Segundo Freixo, desta forma o país atrairá mais turistas e com isso mais investimentos e consequentemente criar mais empregos. Freixo falou que a atual situação na Embratur hoje é de caos administrativo e ineficiência.
Ele afirma que é necessário fazer um pente fino nos contratos para “acabar com o desperdício”. Ele também frisou que a agência fará uma gestão técnica e transparente.
De agora em diante, segundo ele o foco no marketing será retomado, e a promoção e apoio à comercialização do Brasil no exterior, também. Tudo isso será baseado na “inteligência de dados, parcerias com o mercado, investimento em inovação, inserção da agenda de sustentabilidade e ações climáticas”, afirmou.
Freixo destaca que sua missão é protagonizar o turismo brasileiro como ele merece e como o mundo espera. Ele terminou dizendo que a ele tem a “convicção de que com muito trabalho, determinação e diálogo alcançaremos nosso objetivo”.
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A Empresa foi criada em 1952 pelo Decreto-Lei n. 55 de 18 de novembro de 1952 como empresa pública vinculada ao então Ministério da Indústria e do Comércio.
Durante o governo do então presidente Fernando Henrique Cardoso, o agora Instituto Brasileira de Turismo recebeu o status de estatal. No governo Bolsonaro em 2020 o então presidente sancionou a lei através da MP 907/2019, transformando a autarquia em serviço social autônomo.
A Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), é um serviço social autônomo, seu objetivo é planejar, formular e implementar ações de promoção comercial de produtos, serviços e destinos turísticos brasileiros no exterior, em cooperação com a administração pública federal.
De acordo com a Agência sua missão institucional é apresentar ao mundo os incríveis e sustentáveis destinos brasileiros, fomentando o desenvolvimento econômico e social do País.
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