Chamadas

Presidente da França pede que os EUA retirem as proibições de exportação de vacinas

Suas palavras surgiram no momento em que surgiu uma divisão entre partes da Europa e os Estados Unidos sobre a melhor forma de aumentar a produção global de vacinas.

Atualmente, cerca de 1,25 bilhão de doses foram administradas em todo o mundo.

No entanto, menos de 1% foi dado aos 29 países mais pobres do mundo, de acordo com a agência de notícias AFP (Agence France-Presse).

Os países ricos, por outro lado, estão acelerando suas campanhas de vacinação. No Reino Unido, 67% da população recebeu a primeira dose e nos EUA 56% dos elegíveis receberam uma dose.

Na sexta-feira, a União Europeia concordou em comprar mais 900 milhões de doses da vacina Pfizer / BioNTech, com opção de mais 900 milhões.

Renúncia de patente x Proibição de exportação

A África do Sul e a Índia argumentam que a renúncia de patentes significaria que as receitas secretas da vacina seriam lançadas e outros países poderiam começar a produzir as doses que salvam vidas, potencialmente reduzindo o custo.

A Índia está atualmente nas garras de uma segunda onda devastadora, que só no sábado, 08, deixou mais de 4.000 mortos.

Esta semana, os EUA apoiaram a isenção proposta.

O plano também tem o apoio da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Papa Francisco, que afirmou no sábado que o mundo estava infectado com o “vírus do individualismo”, com “as leis da propriedade intelectual” superando as leis do amor e da saúde da humanidade ”.

O primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, esperava obter o apoio da União Europeia, falando com líderes que se reuniram no sábado por videochamada.

No entanto, ele falhou em garantir o apoio que buscava, com os líderes da UE permanecendo céticos. Macron argumentou que aumentar as exportações e a produção é a melhor maneira de resolver a crise.

“A chave para produzir vacinas mais rapidamente para todos os países pobres ou intermediários é produzir mais”, disse Macron.

Ele destacou os Estados Unidos em particular, pedindo que “acabem com as proibições de exportação não só de vacinas, mas de ingredientes para vacinas, que impedem a produção”.

Na sexta-feira, o deputado Macron havia apontado o fato de que, até o momento, “100% das vacinas produzidas nos Estados Unidos são para o mercado americano”.

Os Estados Unidos, que se comprometeram a doar 60 milhões de doses de seu estoque de AstraZeneca nos próximos meses, impuseram restrições à exportação das matérias-primas necessárias para produzir as vacinas.

Emmanuel Macron observou que o Reino Unido também impôs restrições às exportações de vacinas. O primeiro-ministro Boris Johnson negou que haja uma proibição, no entanto, informações disponíveis publicamente sugerem que as vacinas não estão sendo exportadas do Reino Unido.

A Alemanha e a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, expressaram oposição a uma renúncia.

Ursula disse a repórteres que renunciar a patentes de propriedade intelectual “não traria uma única dose de vacina no curto e médio prazo”, enquanto a Alemanha disse que não eram as patentes que impediam a produção.

Outros apontaram outros problemas com o plano de renúncia, que os críticos dizem que retira recompensas financeiras dos desenvolvedores de medicamentos de ponta.

Por exemplo, a BioNTech, empresa alemã que fez parceria com a Pfizer, afirma que a validação dos locais de produção para produzir sua vacina pode levar até um ano.

O que é propriedade intelectual?

A propriedade intelectual descreve criações, como invenções, que são protegidas por patentes, direitos autorais e marcas registradas. Isso evita a cópia e permite que o autor seja recompensado financeiramente.

As patentes dão às empresas inovadoras um monopólio de produção de curto prazo para cobrir os custos de desenvolvimento e estimular o investimento.

As empresas de biotecnologia argumentam que essa proteção forneceu incentivos para a produção de vacinas Covid em tempo recorde.

Conteúdo traduzido da fonte BBC News por Wesley Carrijo para o Jornal Contábil

Wesley Carrijo

Recent Posts

Brasil atinge 21,6 milhões de empresas ativas em 2024; Simples Nacional domina 84% do mercado

Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…

7 horas ago

Artigo: O empresariado brasileiro e o ano mais difícil na transição pós-reforma

A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…

8 horas ago

Inscrições para o Fies abertas até sexta-feira, dia 7. Veja como fazer

Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…

9 horas ago

Inteligência Artificial e os escritórios contábeis: uma parceria estratégica para o futuro

A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…

11 horas ago

Dia Mundial do Câncer: campanha estimula prevenção e INSS tem benefícios garantidos

Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…

12 horas ago

Seu Escritório Contábil Está Pronto para o Deepseek?

A integração de inteligência artificial (IA) avançada, como o Deepseek, está transformando a contabilidade em uma…

12 horas ago