Para garantir a transparência dos recursos utilizados durante o ano no condomínio, o síndico precisa expor essas informações e prestar contas das despesas, relatórios e investimentos feitos em sua gestão no condomínio.
Essa é uma maneira de comprovar onde está sendo investido o dinheiro e outros recursos do condomínio. Além da transparência, prestar contas também dá margem para novas projeções para o próximo ano e novos investimentos no próprio empreendimento.
Acompanhe, neste artigo, algumas dicas de como fazer a prestação de contas em condomínio e por que é tão importante realizar esse procedimento.
A resposta é sim, é obrigatória fazer a prestação de contas em condomínios!
De acordo com o Art. 1348, VIII, do Código Civil, a prestação de contas em condomínio faz parte do processo de transparência e deve ser realizada anualmente ou quando é exigido.
A prestação de contas do condomínio deve ser apresentada na Assembleia Geral Ordinária, uma assembleia para apresentar as despesas do ano (12 meses) e para projetar ações para o próximo ano.
O síndico deve sempre prezar pela transparência e dar acesso aos moradores às contas do condomínio.
A prestação de contas do condomínio deve conter informações como:
Para organizar as informações corretamente e fazer a prestação de contas do condomínio de maneira eficiente é preciso muita dedicação do síndico.
Confira algumas dicas para te ajudar na prestação de contas do condomínio:
Os dados financeiros do condomínio devem ficar acessíveis a todos os moradores. Inclusive, eles precisam ser compreendidos com facilidade. Por isso, o ideal é que a organização das informações seja feita de maneira simples, objetiva e prática.
Essa é uma maneira de verificar se as contas estão exatas. Para tanto, deve-se analisar o saldo que consta no banco, somar as receitas recebidas e que ainda não entraram na conta e reduzir os cheques usados para pagamentos, mas que ainda não foram descontados da conta corrente.
Além de prestar contas sobre as movimentações financeiras, o síndico pode fazer um relatório sobre as obras executadas durante a sua gestão, a adoção de normas e os serviços realizados.
Por exemplo: é recomendável listar quantas vezes o serviço de manutenção de elevadores foi acionado e qual o valor do trabalho. Também é aconselhável relatar outros serviços e obras, como uma pintura externa realizada para fazer a manutenção do prédio.
Isso dá credibilidade para as ações do síndico e facilita a compreensão dos moradores sobre a gestão do condomínio em determinado período.
Para assegurar a confiabilidade das informações o síndico pode requisitar um parecer do Conselho Fiscal. Essa análise das contas traz mais segurança para todos.
LEMBRE-SE: realize um registro na ata da assembleia geral para se certificar documentalmente sobre o cumprimento das responsabilidades do síndico.
Conteúdo via Sibrax
No final de 2024, diversas instituições financeiras estavam solicitando o aumento da taxa máxima de…
Muita gente que é Microempreendedor Individual (MEI) trabalha com carteira assinada ao mesmo tempo. Mas…
Fevereiro mal começou, mas já tem muita gente contando os dias para um dinheiro extra…
O CadÚnico é um banco de dados nacional que reúne informações socioeconômicas das famílias de…
Empreender no Brasil não é fácil. A gente sabe. Mas, entre boletos, impostos e burocracia,…
Ser contador é uma grande responsabilidade, mas nem sempre as coisas saem como planejado. Afinal,…