É importante que se saiba que a gestão de empresas prestadoras de serviços é bastante comum das empresas comerciais, por isso, observe algumas dicas para ser bem-sucedido nesta tarefa.
A prestação de todo e qualquer serviço integra uma série de custos que precisam ser apurados no intuito de alcançar o equilíbrio financeiro almejado e estabelecer preços adequados.
Os principais, são:
Estabelecer preços é um dos maiores desafios de uma empresa do setor de serviços.
Para definir preços adequadamente, é necessário se atentar quanto aos seguintes pontos:
Em outras palavras, basta se basear nos custos obtidos ou nos valores aplicados pelos concorrentes, pois, os preços também podem depender da percepção de cada consumidor e de uma pesquisa de mercado, resultando na necessidade de avaliar todos os aspectos em conjunto.
Posteriormente, será possível direcionar o foco em um modelo de preços por hora, por categoria de serviço ou êxito.
Uma boa proposta comercial feita pelas empresas prestadoras de serviços, pode funcionar como a porta de entrada para o cliente chegar e você convencê-lo de que está apto a oferecer a melhor solução.
Esse documento apresenta detalhadamente, todos os dados referentes ao trabalho que será executado, como um cronograma, escopo, termos de confidencialidade e diferenciais dos serviços prestados.
Um aspecto extremamente relevante da gestão financeira de empresas do setor de serviços consiste no controle de contratos, por isso, é essencial manter um registro que permita um acesso fácil e rápido dos dados contratuais, prazos de vigência, cláusulas de rescisão, obrigações e valores.
Desta forma, será possível comparar o valor integral dos contratos que já foi faturado, prever possíveis despesas, além de conseguir se preparar para a data de vencimento e permitir o cálculo referente à capacidade da empresa em atender novos clientes.
A atualização dos contratos se trata de um dos pontos mais delicados diante da relação entre cliente e prestador de serviços, tendo em vista que, todo reajuste costuma acontecer devido a um fenômeno macroeconômico bastante conhecido, denominado de inflação.
O consenso geral é de que os valores podem ser elevados anualmente nos contratos de prestação de serviços como uma maneira de manter a saúde financeira da empresa, além de compensar o aumento nos custos provenientes de insumos e mão de obra.
Por isso, pode ser importante utilizar uma planilha para reajustar os valores de acordo em critérios específicos visando preservar a satisfação do cliente.
É fácil notar que, a venda de serviços é bastante diferente da venda de produtos, uma vez que, a satisfação do cliente irá depender da percepção de que o problema realmente foi solucionado, e não, amenizado.
É por isso que é essencial compreender a fundo as necessidades do público-alvo com o objetivo de focar no sucesso do cliente.
Porém, para que isso aconteça, o prestador de serviços precisará manter ou compor uma equipe altamente qualificada, qual se dedique ao projeto dos clientes e dê a devida atenção a fim de garantir que todos os resultados desejados foram alcançados.
Por último, mas não menos importante, considerando as evoluções tecnológicas que promovem uma série de possibilidades atualmente, é essencial que estes novos recursos sejam agregados ao negócio no intuito de centralizar todas as informações e implementar uma gestão inteligente e eficiente.
Por Laura Alvarenga
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