Conforme o Jornal Contábil havia anunciado, a Previdência Social está sob nova direção. O novo presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), José Carlos Oliveira, tomou posse ontem, dia 10, no cargo. Ele substitui Leonardo Rolim, que passa a comandar pela segunda vez a Secretaria de Previdência do Ministério do Trabalho e Previdência.
Vereador em São Paulo de outubro a dezembro de 2012, Oliveira é técnico de Seguro Social. Ocupou a Superintendência do INSS na Região Sudeste e, desde maio deste ano, era diretor de Benefícios da autarquia.
O Ministro do Trabalho e Previdência, Onyx Lorenzoni, foi quem empossou José Carlos Oliveira em seu novo cargo em uma cerimônia bastante rápida. O novo presidente assume o comando do INSS com o desafio de reduzir a fila de espera para análise de recursos e concessão de benefícios. Vários aposentados e pensionistas estão insatisfeitos com a espera em respostas para seus benefícios junto ao INSS.
São cerca de 1,8 milhão de usuários que se encontram nessa situação. De acordo com a assessoria do INSS, todos os meses, o órgão recebe entre 800 mil e 1 milhão de pedidos de benefícios previdenciários. Em outubro, o tempo médio de espera para a análise de um recurso estava em 411 dias. Essa situação que Leonardo Rolim deixou para que Oliveira consiga sanar. O Governo está apostando suas fichas para que o novo presidente da autarquia consiga dar uma solução final e acabe com esse pesadelo da espera por parte dos segurados.