Quando pisamos no mercado de trabalho pela primeira vez e nos deparamos com o desafio de conquistar o primeiro emprego é que sentimos na pele as emoções fortes que circundam esta fase muito boa de nossa vida: a fase do crescimento e desenvolvimento profissional.
Tecemos algumas dicas úteis para lhe ajudar a enfrentar esta passageira fase.
Essa é uma das maiores inseguranças (se não a maior delas) que vaga pela mente do candidato. Como vou ser empregado se não tenho experiência? Nesse momento de ansiedade e insegurança vale o velho conselho: fique calmo.
Ninguém nasce com experiência. Nessa etapa em que se busca o primeiro emprego, o candidato deve focar em enriquecer o seu currículo. Além dos cursos profissionalizantes pagos oferecidos por escolas especializadas, existem cursos na internet gratuitos disponíveis a você. Para isso, use e abuse da internet, use-a a seu favor.
Alguns exemplos de cursos relevantes:
Essa sede por aperfeiçoamento é notada pelo recrutador na hora em que seu currículo estiver sob análise. Não se esqueça de enaltecer esses pontos na hora da entrevista.
Muito embora a grande fatia das vagas de emprego sejam ofertadas para profissionais com experiência e bagagem, algumas empresas buscam exatamente o contrário, aqueles com a carteira de trabalho em branco. Querem aquele candidato “bruto”, apenas com a formação acadêmica adequada à carreira e outras qualificações, mas sem muita (ou nenhuma) experiência e rodagem.
Mas isto tem lógica. Pense bem, um candidato com experiência pode não se adaptar satisfatoriamente aos processos dessa nova empresa contratante, tendo em vista seus anos de experiência trabalhando em outro modelo procedimental. Talvez a adaptação desse funcionário seja muito demorada e afete a eficiência operacional da empresa negativamente.
O que não ocorre com um candidato que está “bruto”, onde a empresa poderá lapidá-lo para satisfazer com precisão suas necessidades de um modo muito mais barato (como será o primeiro emprego, o nível salarial será o da base) e eficiente.
Nessa filosofia, quem mais tem a ganhar é a empresa, pois o funcionário crescerá profissionalmente e cimentará todos os princípios e missão empresarial. Há inúmeras histórias de pessoas que começaram no nível mais baixo e hoje ocupam cargos do alto escalão executivo em algumas empresas de renome. Você pode ser o próximo. Por que não?
Para se inscrever em uma vaga de emprego ou em agência de empregos, você deverá entregar o seu currículo, o famoso e temido “curriculum vitae” ou “resume”. É nessa hora que muita gente fica perdida e acaba fazendo um currículo de forma errada.
Na verdade, não existe mistério na elaboração de um currículo. Segundo especialistas, deve ser claro e objetivo. Simples assim.
Algumas dicas válidas na elaboração de seu currículo:
Informe corretamente o nome das instituições onde você se formou e o ano de conclusão.
Não se esqueça de informar toda formação extra que você têm, desde participações em palestras, simpósios, fóruns, congressos, etc.
Existem muitos cursos online com certificação pagos ou gratuitos para enriquecer seu currículo. Vale a pena pesquisar. A dica é pesquisar a instituição e verificar os procedimentos para emissão do certificado.
O e-mail será um dos seus canais de comunicação fornecidos. Por tal motivo, tenha um e-mail profissional, de preferência com o seu nome – ex: rodolfo_lopez1978@email – evite fornecer e-mail com apelidos ou palavras estranhas – ex: ana_gatinha@email.
Aqui vale a máxima “não encha linguiça”. Recrutadores são treinados para análise curricular e de imediato vão detectar o excesso de palavras sem objetivo.
Principalmente com relação à formação, um emprego passado ou referência. Tenha certeza que o recrutador irá checar se a referência é verídica. Quanto à checagem das formações, poderá solicitar apresentação de diplomas e certificados.
Entregar o currículo com erros grosseiros de português irá causar má impressão, com toda certeza.
Existem vários modelos de currículo na internet, caso não esteja conseguindo redigir o seu, procure um modelo e adapte-o. Uma vez finalizado seu currículo, agora é só entregá-lo diretamente na empresa ou nas agências e aguardar os contatos.
Após a análise curricular prévia, o candidato é contatado para agendar a tão temida entrevista de emprego. É aqui que muita gente perde o sono, literalmente.
Fique tranquilo, pois escrevemos uma artigo especialmente para lhe ajudar sobre a entrevista de emprego. São mais de 10 dicas para você alcançar o seu objetivo com maestria e autoridade.
Mesmo seguindo todas as nossas dicas, como centenas de outras que você encontrará pela internet, você poderá não concluir o processo de recrutamento e seleção, em um primeiro momento. Isto é normal no começo, pois você está dando seus primeiros passos. NÃO DESISTA!
O importante é focar no acúmulo de conhecimento, o que enriquecerá o seu currículo por consequência. Devemos encarar a vida como um desafio constante e certamente a barreira do primeiro emprego será derrubada com maestria por você. Se você chegou até aqui é por que tem sede e vontade de aprender, de buscar o conhecimento para alcançar seus objetivos!
Conteúdo via Guia Documentos
No final do ano passado foi anunciado em rede nacional a nova faixa de isenção…
Após a solicitação das principais entidades contábeis, o prazo de entrega da Declaração de Débitos…
A semana de trabalho está se aproximando para os profissionais de contabilidade, porém, muitos já…
O Brasil, em 2024, testemunhou um aumento considerável nos benefícios concedidos por incapacidade temporária, evidenciando…
Estacionar o carro e voltar para encontrá-lo amassado é um pesadelo para qualquer motorista. Mas…
O que faz uma pessoa ser bem-sucedida? Sorte? Inteligência? Conhecimentos privilegiados? Pode até ser que…