Quando o assunto são os principais cuidados com admissão e demissão de funcionários. entramos em uma área estreitamente delicada. São os momentos de maior tensão para quem é contratado ou demitido.
Ainda mais quando não temos ideia da reação das pessoas diante do que pode acontecer. Quando tratamos de admissão, por exemplo temos etapas que devem ser cumpridas rigorosamente.
Da mesma forma essas etapas são necessárias para os principais cuidados com admissão e demissão de funcionários. E que no final a contratação óbviamente tenha sido um acerto para a empresa. O planejamento estratégico do RH vai desde a ideia até a formação do contrato.
A admissão é um processo básico de qualquer empresa que todos conhecem. Para colocar em prática a busca de um novo contratado existem ponto essenciais:
A partir disso colocado tudo em prática, os interessados virão e devem ser realocados após a análise dos currículos entregues. Ao mesmo tempo já são separado aqueles perfis que se encaixam com a empresa.
Feito esse processo a empresa define os dias e os horários para a realização das entrevistas. Então o grupo gestor se reúne e define quem será contratado.
Um momento delicado nos principais cuidados com admissão e demissão de funcionários é a não contratação. Aqui o responsável por informar aqueles que não conseguiram precisa ser polido.
Igualmente esse é um momento difícil para quem não conseguiu. se houver ainda oportunidades programadas para contratações futuras, informe.
Da mesma forma quando citamos momentos difíceis nos principais cuidados com admissão e demissão de funcionários. Chegamos a temida demissão
A demissão pode acontecer por alguns motivos :
Com a concorrência no mercado, as empresas sempre vão preterir aquele que tem um currículo agradável. É fundamental sempre se atualizar na sua área, para que você sempre seja valorizado.
Existem também os processos administrativos da demissão. A responsabilidade do RH é de dar baixa na carteira de trabalho.
Deve-se verificar a folha de pagamento com base no que o ex-funcionário tem a receber, se ele tirou férias o valor será descontado, se não o valor é agregado ao pagamento final.
Assim também como assinar a folha de desligamento e realizar o exame demissional. Se houver quebra de contrato o funcionário terá de abrir mão do que receberia
Entretanto, não se deve esquecer do mesmo polimento quando falamos no tópico de não contratação.
Portanto os principais cuidados com admissão e demissão de funcionários estão pautados em dois pontos.
Enfim, na sensibilidade e organização do profissional que comanda essas etapas. Assim com certeza as contratações serão positivas para empresa.
Gostaríamos que conhecessem nosso treinamento completo e totalmente na prática de departamento pessoal e eSocial para contadores. Aprenda todos os detalhes do departamento pessoal de forma simples e descomplicada. Saiba tudo sobre regras, documentos, procedimentos, leis e tudo que envolve o setor, além de dominar o eSocial por completo. Essa é a sua grande oportunidade de aprender todos os procedimentos na prática com profissionais experientes e atuantes no segmento, clique aqui acesse já!
Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…
A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…
Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…
A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…
Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…
A integração de inteligência artificial (IA) avançada, como o Deepseek, está transformando a contabilidade em uma…