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Principais desafios na gestão de pessoas em pequenas e médias empresas

Gerir pessoas é sempre um dos grandes desafios de qualquer tipo de empresa, independente do setor ou tamanho da organização.

No entanto, para as pequenas e médias, é um ponto que deve ter atenção especial e redobrada, afinal de contas, cada erro e acerto tem efeitos maiores, já que o número de colaboradores costuma ser menor e, com isso, a perda ou ganho possui mais peso, seja na operação ou no ambiente.

Pensando em auxiliar as pequenas e médias empresas que desejam engajar mais os funcionários, a Allya, HR Tech com foco em benefícios corporativos e bem-estar financeiro, lista os quatro principais desafios na gestão de pessoas – e, o mais importante, como superá-los. 

Contratação e desligamento de funcionários

O primeiro grande desafio é, sem dúvida, a admissão ou dispensa de um colaborador. Ao contratar um profissional, por exemplo, existe o momento de adaptação.

Já a dispensa  tende a ser um momento mais desagradável. Por isso, além de sempre assegurar os direitos daquele funcionário, é importante ser grato pelo tempo de serviço.

Em ambientes de trabalho menores, as chegadas e desligamentos costumam ter um impacto maior e, exatamente por isso, é essencial ser sempre próximo e honesto com os outros profissionais, caso contrário, poderá mexer com as motivações e engajamento de toda a equipe.  

Licença e férias

Mesmo com uma equipe reduzida, é fundamental garantir que, quando um colaborador estiver de licença ou férias, ele não se sinta pressionado a não se desligar completamente, e nem a equipe se sinta perdida com a sua ausência.

Por isso, nesses casos, é imprescindível organização: o calendário com todas as datas deve ser visível para todos os funcionários, para que consigam se adaptar da melhor maneira possível. Além disso, aposte no treinamento da equipe para que todos consigam auxiliar, caso necessário, a cobrir o profissional por aquele período.  

Aposte na imagem corporativa da sua empresa

O cuidado com a imagem da empresa, a boa comunicação interna e o investimento no relacionamento com o cliente são essenciais para uma boa gestão de pessoas em PMEs.

Em outras palavras, a atenção com o seu negócio deve ser a mesma com os seus funcionários, clientes, fornecedores e com o mercado. Quando você trabalha com uma equipe enxuta, em um momento de crise, por exemplo, é necessário que todos joguem pelo time e tenham o mesmo discurso. A chave para isso é a cultura organizacional

Benefícios corporativos

Enquanto empreendedor, tenha uma certeza: todo desligamento de funcionário gera gastos e, se a sua empresa possui um turnover algo, isso significa que você está perdendo dinheiro.

É por isso que o investimento no colaborador é uma prática econômica e muito vantajosa a médio e longo prazo. Atualmente, as pessoas não permanecem em um emprego somente pelo cargo e salário, elas querem melhorar suas aptidões e, de fato, evoluírem em qualidade de vida.

Se o que toma grande parte do tempo útil de uma pessoa é o trabalho, esse mesmo emprego precisa garantir que o tempo restante seja bem aproveitado, seja na alimentação, na saúde, ou no incentivo à cultura e educação, por exemplo. Aposte em benefícios corporativos diferenciados e que, de fato, façam a diferença na rotina do funcionário. 

Sobre a Allya

Fundada em 2015, a Allya é uma HR tech que apresenta uma plataforma de gestão de parcerias, capaz de auxiliar a área de Recursos Humanos a ampliar a visão estratégica e promover o bem-estar nas empresas, por meio de programas de benefícios corporativos. Ao todo, são mais de 30 mil parceiros, que podem ser acessados pela web ou pelo aplicativo em um sistema de geolocalização, que leva uma experiência personalizada aos usuários. Entre os 180 clientes estão Nestlé, Banco Pan, Cyrela, Localiza e Accenture.

Gabriel Dau

Estudante de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, atualmente trabalha como Redator do Jornal Contábil sendo responsável pela elaboração e desenvolvimento de conteúdos.

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