Ter o benefício do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) pode ser uma garantia de renda para milhares de brasileiros.
Além de assegurar receita aos trabalhadores associados que, por diversos motivos, não podem trabalhar mais, o instituto também é uma segurança para os dependentes do beneficiário.
Entretanto, ter o benefício aprovado pode levar algum tempo e se equivocar durante o pedido pode fazer com que demore ainda mais para ter a resposta do instituto.
Segundo a advogada previdenciarista Rogéria Valentim, o primeiro passo na hora de solicitar o benefício é esclarecer todas as dúvidas que possam surgir, “ao estar ciente de todas as ações e documentos necessários, há uma maior garantia de assertividade e rapidez na resposta aguardada”, reforça a advogada.
Esse é um mito comum e nem sempre o Instituto te orienta com tudo que você precisa saber e documentos que precisa apresentar.
“Sempre aconselho muita pesquisa e até uma consultoria previdenciária, pois no momento de dar entrada na aposentadoria ou qualquer outro benefício do INSS é essencial ter os documentos certos”, explica Rogéria.
Os documentos padrões são:
O beneficiário não é obrigado a aceitar o valor do benefício do INSS. Porém, é comum ocorrer de começar a receber o valor e logo depois perceber que há algo errado com a quantia.
Atenção, pois após o recebimento não é mais possível alterar o valor, apenas fazer um pedido de revisão.
“Como o nome já diz, a revisão é uma nova análise por parte do INSS. Isso pode ser bom ou ruim, pois tanto pode aumentar como pode também diminuir o valor”, alerta a advogada.
É direito do segurado que o valor do benefício do INSS não seja reduzido, a fim de preservar o maior poder aquisitivo.
Desde o ano de 1991 que beneficiários previdenciários passaram a ter os seus reajustes desvinculados do salário mínimo.
“A razão principal desta ação é preservar a sua renda mensal, já que se uma pessoa se aposentou com 5 salários mínimos, por exemplo, recebe um menor valor hoje, visto que o governo vem aplicando valores acima da inflação”, explica Rogéria.
A aposentadoria é um dos pontos que geram mais dúvidas, devido a reforma da previdência e as mudanças que ela submete os contribuintes.
Porém, aqueles que já têm 60 anos e ao menos 15 anos de contribuição para a previdência social têm grandes chances de escapar das novas regras de aposentadoria. Isso pois, esses segurados podem pedir aposentadoria por idade.
Quem se aposentar com quinze anos de contribuição tem direito a 85% da média salarial.
Já a reforma da previdência fixará o benefício por idade como uma única regra, a diferença está apenas no cálculo que agora é 60% do salário de contribuição.
Hoje, o valor máximo do teto do INSS é de R$ 6.101,06. Porém para estar apto a receber o teto máximo do benefício do INSS é necessário que o valor dos pagamentos anuais de contribuição seja o mesmo mencionado acima.
Sendo assim, se o beneficiário foi um trabalhador empregado, a remuneração deve ultrapassar o valor do teto do INSS.
Após a reforma da previdência, para receber 100% da média de contribuição homens precisam ter contribuído por 40 anos e mulheres por 35 anos.
Os requisitos para aposentadoria por idade são de 65 anos para homens e 60 para mulheres, e a idade mínima é reduzida em 5 anos para ambos os sexos apenas para trabalhadores rurais.
Dessa forma, para se aposentar por idade e receber o benefício do INSS é necessário 180 contribuições para a Previdência Social, uma a cada mês.
Portanto, só é possível se aposentar com 65 anos caso o solicitante tenha realizado as 180 contribuições.
Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social.
Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática:
Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise.
Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.
Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…
A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…
Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…
A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…
Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…
A integração de inteligência artificial (IA) avançada, como o Deepseek, está transformando a contabilidade em uma…