O lucro bruto do negócio, o quanto sobrou para pagar os gastos fixos e gerar lucro é conhecido como margem de contribuição.
Porém engana-se quem acredita que vender mais é sinal de ganhar mais.
A receita de uma empresa, todo o dinheiro que entra, e o custo variável, aquele se modifica para mais ou menos durante as atividades do negócio, costumam andar juntos e isso pode gerar confusão, principalmente nos pequenos e microempreendedores.
Por isso, quando um negócio vende dez reais a mais, não são dez reais que sobraram no bolso, porque tem os custos variáveis atrelados como impostos, taxas de cartão, comissões, fornecedores e assim por diante.
Renan Kaminski, sócio-fundador da 4blue, consultoria financeira voltada para o pequeno, médio e microempreendedor, elenca os 5 erros que acabam com a margem de contribuição de uma empresa, sendo ela um dos indicadores mais importantes de um negócio.
Por isso, vale todo tipo de empresário, independentemente do tamanho do negócio, ficar atento a essas questões. Um simples deslize pode acabar totalmente com a margem de contribuição, ou seja acabar com a disponibilidade financeira para a empresa bancar as suas contas.
Sobrea 4blue:
Empresa que desde 2009 presta consultoria e treinamento financeiro para pequenas empresas de todo o Brasil, além de outros serviços estratégicos e empresariais. A 4blue atualmente é referência em gestão financeira para empreendedores.
Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…
A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…
Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…
A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…
Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…
A integração de inteligência artificial (IA) avançada, como o Deepseek, está transformando a contabilidade em uma…