Uma das decisões mais importantes que você toma como proprietário e empregador de uma pequena empresa é como pagar seus funcionários. A única maneira de determinar a melhor estrutura de pagamento para sua empresa é entender todas as suas opções. Você pode selecionar diferentes estruturas salariais para diferentes posições com base no que melhor se adéqua à sua empresa e aos funcionários.
O pagamento por hora é comum para cargos de nível básico até posições de supervisão. Os indivíduos com remuneração horária são compensados pelas horas em que trabalham de fato a uma taxa predeterminada por hora. A maioria dos funcionários por hora também recebe pagamento de horas extras por horas trabalhadas mais de 40 por semana, ou mais de oito por dia.
O pagamento de horas extras deve respeitar às regras da CLT quanto o pagamento e o máximo de 2 horas por dia. Esses limites podem ser diferentes para cargos de diretoria em empresas.
Os funcionários remunerados por mês, também chamados de empregados assalariais, recebem um valor definido a cada período de pagamento com base em uma taxa mensal. A maioria da equipe da linha de frente de uma empresa é paga com base em uma taxa mensal, como um salário de R$3.000 por ano.
Os funcionários remunerados mensalmente também são elegíveis para o pagamento de horas extras e também podem fazer de suas horas extras parte de um banco de horas.
Algumas posições de vendas são pagas em comissão. O pagamento de comissão oferece uma certa porcentagem de cada venda gerada. O benefício para um empregador é uma economia de custo em não pagar um funcionário por horas trabalhadas, a menos que o funcionário faça uma venda para gerar receita para a empresa.
A maior desvantagem do pagamento baseado em comissão é a retenção de funcionários. Se um funcionário não conseguir garantir vendas suficientes para manter uma renda estável, você pode enfrentar atritos à medida que os funcionários em dificuldades buscam uma renda mais estável.
É necessário lembrar que as categorias profissionais devem especificar as regras das comissões em seus acordos coletivos de trabalho, e o trabalhador por comissão não deve ganhar menos do que um salário mínimo.
Ao se comprometer com uma estrutura de pagamento baseada no desempenho, você efetua pagamentos aos seus funcionários com base em determinados pontos de conclusão, métricas do projeto ou classificações de desempenho. Essas estruturas de pagamento reforçam o desempenho dos funcionários, dando aos funcionários mais controle sobre sua própria renda, cumprindo metas e prazos. É uma forma de remuneração para recompensar os melhores funcionários.
Novamente, devem ser respeitados os pisos da categoria e o salário mínimo, e a empresa não poderá pagar menos do que isso ao funcionário.
Seja qual for a forma de pagamento do salário, o empresário não pode desrespeitar o mínimo estabelecido por acordo coletivo da categoria ou o salário mínimo vigente. O empregador deverá conferir com um contador ou advogado trabalhista quando fizer o plano de pagamento de seus funcionários, evitando assim problemas legais.
Esperamos que não tenha ficado qualquer dúvida, Caso ainda tenha alguma pergunta, deixe nos comentários abaixo. Estamos aqui para ajudar da melhor maneira possível.
Com informações Ponto RH
Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…
A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…
Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…
A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…
Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…
A integração de inteligência artificial (IA) avançada, como o Deepseek, está transformando a contabilidade em uma…