Empresas do grupo:

Início » Profissão Trader: Saiba o que faz e como começar a atuar

Profissão Trader: Saiba o que faz e como começar a atuar

por Esther Vasconcelos
6 minutos ler
Designed by Rawpixel.com / shutterstock

O que é trader e o que fazer para começar

O investidor precisa ter em mente que, se seu objetivo é ganhar dinheiro, então precisa considerar o mercado de renda variável.

Enquanto a renda fixa oferece a possibilidade de ter acesso a ativos com boa segurança e liquidez, é na renda variável que se faz possível alcançar os maiores índices de rentabilidade.

O motivo é que não existem limites para o crescimento de ativos como os empresariais. E, em especial, a Bolsa de Valores, onde o sucesso pode ser alcançado de diferentes maneiras.

Por isso, vale a pena saber mais sobre o “trade” e entender como é possível obter melhores rentabilidades com esse tipo de prática.

O que é trade

A tradução da palavra inglesa trade é “troca”. Quando alguém faz uma operação de trade, essa pessoa troca ativos, ou melhor, dentro do contexto da renda variável, compra e vende de acordo com uma lógica de mercado.

O responsável por esse tipo de procedimento é o trader, um especialista em executar as ordens e negociar – comprar ou vender – os ativos na Bolsa de Valores, de maneira autônoma.

O trader defende os interesses próprios ou de terceiros que recorrem a esses profissionais por conta de seus conhecimentos em relação não somente a ações, mas também a moedas e aos fundos de investimentos, entre outros.

Essa certamente é uma figura que ganhou protagonismo no universo dos investimentos nos últimos anos. Por conta do avanço tecnológico, o trader hoje já pode fazer seu trabalho sem sequer sair de casa.

Tipos de trader

Existem diferentes tipos de traders, de acordo com o período de tempo em que concentram suas ações.

O chamado “scalper”, por exemplo, é aquele que negocia em curtíssimo prazo, mantendo suas posições abertas durante alguns minutos ou, muitas vezes, por segundos, ao longo do dia. O objetivo é buscar pequenas variações de preço a partir de grandes lotes e alavancagem para trazer lucro.

O Daytrader talvez seja a categoria mais conhecida, por se dedicar a um procedimento que se resume a um dia.

Eles são aqueles que entram e saem de suas posições dentro do período em que a Bolsa de Valores está aberta.

Outra categoria é a dos swing traders, em que as operações ocorrem entre uma semana e 3 meses, mantendo as posições por vários dias.

Além disso, existem especialistas em negociações de momento, os chamados “momentum” e também os traders de posição, que seguem uma lógica que pode levar anos, tendo como base as análises fundamentalistas de ações.

O que faz um trader

Em resumo, o trader é o especialista na análise do comportamento dos ativos. Ele deve ser capaz de enxergar eventuais oscilações nos preços praticados e em função disso encontrar oportunidades de negócio, ainda que isso exija uma ação rápida.

O que permite esse tipo de atuação é justamente a natureza da Bolsa de Valores, ambiente no qual é bastante comum e até previsível que o valor de mercado das empresas oscile.

A questão é se aprofundar não só nos fundamentos das empresas, mas também no histórico dos resultados delas dentro do ambiente da Bolsa.

Quando o trader tem conhecimento avançado e experiência no mercado, a tendência é que conquiste resultados interessantes mesmo em abordagens extremamente rápidas.

Como começar como trader

Por mais que possa ser uma atividade de alta complexidade e risco, o trade não exige uma formação profissional, embora isso seja recomendável.

Qualquer pessoa com acesso a uma plataforma de investimentos e cadastro em corretoras autorizadas pode movimentar dinheiro na Bolsa e fazer procedimentos de curto, médio e longo prazo.

A questão é reunir todo o conhecimento necessário para atuar com uma atividade bastante específica. Isso diz respeito ao domínio de metodologias, capacidade de fazer boas análises, entre outros.

Na prática, é necessário apenas ter um computador e acesso à internet para poder operar como trader por conta própria, investindo de acordo com suas possibilidades.

A grande diferença do profissional para o amador costuma ser sua margem de erros. No caso do primeiro, ela tende a ser mínima, até porque isso pode envolver grandes cifras de terceiros.

Por isso, é comum que esse tipo de especialista comece operando em ambientes virtuais, como o simulador de investimentos, de maneira que aprenda a dominar os procedimentos antes de se arriscar em um mercado tão volátil.

Assim pode desenvolver estratégias e se manter atualizado em relação às novas exigências do mercado.

Por Experta Midia

Você também pode gostar

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More