Os profissionais liberais já podem também solicitar empréstimo pelo Pronampe (Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte). Antes, o programa oferecia crédito apenas para empresas.
A intensão é ampliar o campo de atuação do Pronampe, que tem como objetivo o desenvolvimento e o fortalecimento dos que solicitantes com linhas que cobram taxas de juros anual igual a taxa Seleic, acrescida de 1,25% sobre o valor concedido.
Pessoas físicas que exerçam, por conta própria, atividade econômica com fins lucrativos tanto nível técnico quanto nível superior. O solicitante terá 36 meses para pagar o crédito, com até 8 meses de carência com capitalização de juros.
Profissionais liberais terá o empréstimo limitado a 50% do total anual do rendimento do trabalho (sem vínculo empregatício) informado na Declaração de Ajuste referente ao ano-calendário de 2019 (limite máximo de R$ 100 mil).
As empresas conseguem através do Pronampe uma linha de crédito com valor de até 30% da receita bruta anual calculadacom base no exercício de 2019. Entretanto, se a empresa tiver menos de um ano de funcionamento, o limite do empréstimo será de até 50% do capital social ou até 30% da média do faturamento mensal apurado desde o início de suas atividades (levando em conta o que for mais vantajoso para o cliente).
Edição por Jorge Roberto Wrigt Cunha – jornalista do Jornal Contábil
Falta pouco tempo para o Imposto de Renda (IR) 2025 iniciar, porém, milhões de contribuintes…
Milhões de pessoas ainda vão receber seus benefícios do INSS referentes ao mês de janeiro…
Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…
A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…
Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…
A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…