A proposta do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) de regulamentação da reforma tributária prevê redução de impostos na prestação de 18 serviços profissionais.
Ficam reduzidas em 30% as alíquotas do Imposto sobre Bens e Serviços (IBS) e da Contribuição Social sobre Bens e Serviços (CBS). Os tributos vão substituir os atuais PIS, Cofins e IPI, ICMS e ISS.
Na lista de beneficiados pelo incentivo, estão advogados, médicos veterinários, arquitetos, engenheiros e profissionais de educação física. Há previsão ainda de redução de 60% nas alíquotas em operações que envolvam educação, saúde e medicamentos (veja lista completa abaixo).
A proposta ainda passará por análise pelo Congresso Nacional e o texto pode sofrer alterações.
Segundo o texto, a alíquota média do Imposto Sobre Valor Agregado (IVA) seria de 26,5%, considerando a alíquota reduzida, esses profissionais passarão a ser tributados em 18,6%.
Para os serviços prestados como pessoa jurídica, ou seja, para quem tem CNPJ, há uma série de condições para cumprir, como fiscalização de conselho profissional, vedação de sócio com outra pessoa jurídica, nem se associar a outra empresa.
A CBS e o IBS compõem o Imposto sobre Valor Adicionado (IVA) Dual.Esses dois novos impostos substituirão os atuais IPI, PIS e Cofins (federais), ICMS (estadual) e ISS (municipal).
“A redução de alíquotas aplica-se a pessoas físicas ou jurídicas que atendam a determinados requisitos, definidos com o propósito de assegurar a vinculação direta entre os serviços prestados e a habilitação profissional dos prestadores desses serviços”, diz trecho do projeto.
De acordo com a proposta apresentada pelo governo federal, haverá uma redução de 30% nas alíquotas do Imposto sobre Bens e Serviços (IBS) e da Contribuição Social sobre Bens e Serviços (CBS).
Os profissionais que prestam serviço como pessoa jurídica estão submetidos a uma série de exigências que devem ser cumpridas, entre as quais a fiscalização de um conselho profissional e não ter como sócio uma outra pessoa jurídica, nem tampouco ser sócio de uma outra empresa.
As 18 profissões selecionadas são:
administradores
advogados
arquitetos e urbanistas
assistentes sociais
bibliotecários
biólogos
contabilistas
economistas
economistas domésticos
profissionais de educação física
engenheiros e agrônomos
estatísticos
médicos veterinários e zootecnistas
museólogos
químicos
profissionais de relações públicas
técnicos industriais
técnicos agrícolas
O Portal Sped informa que foi publicada a versão 6.0.2 do PGE, da EFD-Contribuições, com…
Com a virada de mais um ano, muitas dúvidas com relação à aposentadoria do INSS…
Dados recentes da Ordem dos Contabilistas de Angola (OCCPA) revelam um cenário desafiador no mercado…
Se você pretender realizar a prova do Exame de Suficiência do Conselho Federal (CFC) no…
O Imposto de Renda (IR) é obrigatório para grande parte dos brasileiros. Entretanto, um fato…
A isenção de Imposto de Renda para portadores de doenças graves é um direito previsto…