O Projeto de Lei 3414/20 determina o amplo acesso do cidadão ao teor de todos os processos existentes nos tribunais de contas e órgãos de controle interno, finalizados ou ainda em curso.
Serão resguardadas do público apenas as informações protegidas por sigilo fiscal, bancário ou comercial.
O texto, que tramita na Câmara dos Deputados, é da deputada Adriana Ventura (Novo-SP) e altera a Lei de Acesso à informação (LAI).
Lacuna na legislação
![](https://www.jornalcontabil.com.br/wp-content/uploads/2017/12/homem-bonito-hipster-barbudo-usar-e-olhando-para-o-computador-portatil-com-cafe-na-mesa-de-cafe-conceito-de-comunicacao-e-tecnologia_38019-1352.jpg)
O objetivo do projeto, segundo a deputada, é preencher uma lacuna da lei, que hoje só prevê o acesso público ao resultado dos processos (como inspeções, auditorias e tomadas de contas) analisados pelos órgãos de controle externo e interno.
“Há, entretanto, inúmeras peças processuais e relatórios técnicos anteriores à decisão final que já colecionam dados e informações relevantes ao processo e que, no nosso entender, deveriam estar disponíveis ao público”, disse a deputada.
Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei
Reportagem – Janary Júnior
Edição – Roberto Seabra
Fonte: Agência Câmara de Notícias