Os segurados registrados no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), sendo os aposentados, pensionistas e inscritos no Benefício de Prestação Continuada (BPC), permanecem em espera pelo seguimento dos trâmites referentes à Sugestão Legislativa (SUG) de autoria de Jefferson Brandão Leone, que dispõe sobre o pagamento de um abono extra no valor de R$ 2 mil.
A medida que prevê o pagamento de um abono extra no valor de R$ 2 mil, foi registrada oficialmente no dia 19 de junho de 2019, e desde então, colheu mais de 26 mil assinaturas online a favor da sua implementação.
Diante da notória repercussão favorável ao projeto, o senador Paulo Paim (PT-RS) recepcionou a medida, a qual se encontra em análise no Senado Federal atualmente.
Conforme disposto no texto, os aposentados, pensionistas e demais segurados do INSS deveriam ter recebido o respectivo pagamento até o dia 31 de dezembro, enquanto o Decreto de estado de calamidade pública decorrente da pandemia da Covid-19 esteve em vigor.
Vale destacar que, a SUG prevê o pagamento do abono para aqueles segurados que recebem um teto de até três salários mínimos mensalmente.
![Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil](https://www.jornalcontabil.com.br/wp-content/uploads/2020/10/DINHEIRO-3-1024x613.jpg)
A nova proposta foi elaborada com o objetivo de atuar como mais uma ferramenta no combate à pandemia do novo coronavírus, embora não tenha sido possível colocá-la em prática ainda nos primeiros meses enquanto o cenário se apresentava mais grave e preocupante.
Contudo, considerando que a medida continua tramitando pelas esferas federais, ainda resta a esperança de que ela seja apreciada em breve visando auxiliar os beneficiários do INSS.
Lembrando que os cidadãos que estiverem interessados em acompanhar os trâmites, podem acessar o site oficial do Senado Federal.
No entanto, há quem acredita que seja quase impossível que o projeto ainda seja aprovado, tendo em vista que o texto previa que o pagamento fosse efetuado durante o período de calamidade pública, o qual se encerrou no dia 31 de dezembro.
Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social.
Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática:
Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise.
Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.
Por Laura Alvarenga