Empresas do grupo:

Início » Projeto quer facilitar parcelamento de débitos com o Simples Nacional

Projeto quer facilitar parcelamento de débitos com o Simples Nacional

por Ana Luzia Rodrigues
2 minutos ler
Imagem: Freepik / editado por Jornal Contábil

Uma informação que muito vai interessar aos micro e pequenos empresários vem lá da Câmara dos Deputados.  A Comissão de Desenvolvimento Econômico da Câmara aprovou uma proposta do Projeto de Lei (PL) do deputado federal Júlio Cesar Ribeiro (Republicanos-DF). Seu intuito é facilitar a renegociação de débitos de micro e pequenas empresas (MPEs) com o Simples Nacional.

Todavia, ainda é preciso seguir alguns trâmites. De acordo com informações da Agência Câmara, o texto precisa passar pelas comissões de Indústria, Comércio e Serviços; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ). Só então que segue para votação em plenário.

Leia também: Litígio Zero: Prazo Para Renegociar Dívidas É Prorrogado Até 31 De Maio

Proposta

O projeto prevê que caberá ao Comitê Gestor do Simples Nacional (CGSN) a disponibilização de um sistema informatizado para facilitar a interação dos empresários com débitos tributários e permitir que apresentem propostas de parcelamento da dívida.

O CGSN é responsável por regulamentar os aspectos tributários do Simples Nacional, como opção, exclusão e fiscalização. O comitê também define as regras de parcelamento das dívidas, que devem seguir os pequenos empresários.

O relator do projeto, o deputado Augusto Coutinho, deu parecer favorável. De acordo com Coutinho, o texto estabelece critérios mais flexíveis para que os pequenos empresários com pendências com o Simples possam parcelar os débitos em concordância com a sua realidade financeira.

Próximos passos

As próximas etapas pelas quais o Projeto precisa passar são as seguintes: Análise das comissões de Indústria, Comércio e Serviços; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ).

Somente depois de todo este percurso vai para aprovação ou não do Plenário da Câmara.

Você também pode gostar

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More