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Prolongado o Programa de Gestão do Atendimento Presencial do INSS

por Iana Filizola
4 minutos ler
Foto: Marcello Casal JrAgência Brasil

Trata-se de um programa-piloto desenvolvido para estimular o aperfeiçoamento do atendimento e redução da fila de espera. Participam do programa os servidores que desejarem ganhar pontos pela efetuação das análises dos requerimentos, aprovando ou indeferindo os pedidos. 

O objetivo é reduzir a longa fila de espera de aposentadorias, pensões e concessões de auxílios e benefícios previdenciários. A medida que irá aumentar o período do programa foi divulgada na última quarta-feira (29) pelo Diário Oficial. 

No que consiste o PGAP?

Está é a segunda vez que o Programa de Gestão do Atendimento Presencial (PGAP) é prolongado pela Previdência Social, a medida foi instituída para a promoção de atendimentos rápidos e ágeis. Dessa forma poderá ocorrer a redução do tempo da lista de espera do INSS. 

O Programa consiste na distribuição de pontos para servidores o sistema concede 4,27 pontos para quem cumprir jornadas de 40 horas semanais e 3,20 pontos para aqueles que cumprirem 30 horas por semana. 

Cada atividade exercida pelos servidores tem um percentual de pontos diferentes, por isso algumas funções podem render mais pontos que outras. O servidor realiza suas atividades com o intuito de bater a meta diária de pontos. As atividades que valem mais pontos são:

É possível ganhar pontos parciais concedidos por análises onde ocorre a exigência de processos extras. A realização de subtarefas também concede pontos para os servidores. 

Prioridade para agendamentos

Os servidores devem seguir a lista de agendamentos, isto é, não podem deixar de atender os beneficiários e contribuintes em prol da realização de outras atividades. O atendimento ao público continuará sendo a prioridade para os funcionários do INSS. 

A realização de outras atividades só será permitida caso um indivíduo não compareça ao atendimento no horário agendado. Atrasos são tolerados por dez minutos, os servidores recebem metas diárias e não podem se ausentar mesmo que estas tenham sido cumpridas. 

O programa foi instituído para otimizar os atendimentos que acabaram ficando acumulados devido o fechamento das agências durante o pico da pandemia de Covid-19. O INSS chega a receber mensalmente cerca de 500 mil solicitações. 

Sendo assim, o Programa incita os servidores a cumprirem suas demandas com agilidade, analisando os requerimentos seja para conceder ou indeferir os pedidos recebidos. Atualmente, cerca de 1,8 milhão de indivíduos aguardam a análise de seus casos pelo INSS, aproximadamente 600 mil pessoas com deficiências e idosos também aguardam para receber o BPC (Benefício de Prestação Continuada). 

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