Trata-se de um programa-piloto desenvolvido para estimular o aperfeiçoamento do atendimento e redução da fila de espera. Participam do programa os servidores que desejarem ganhar pontos pela efetuação das análises dos requerimentos, aprovando ou indeferindo os pedidos.
O objetivo é reduzir a longa fila de espera de aposentadorias, pensões e concessões de auxílios e benefícios previdenciários. A medida que irá aumentar o período do programa foi divulgada na última quarta-feira (29) pelo Diário Oficial.
No que consiste o PGAP?
Está é a segunda vez que o Programa de Gestão do Atendimento Presencial (PGAP) é prolongado pela Previdência Social, a medida foi instituída para a promoção de atendimentos rápidos e ágeis. Dessa forma poderá ocorrer a redução do tempo da lista de espera do INSS.
O Programa consiste na distribuição de pontos para servidores o sistema concede 4,27 pontos para quem cumprir jornadas de 40 horas semanais e 3,20 pontos para aqueles que cumprirem 30 horas por semana.
Cada atividade exercida pelos servidores tem um percentual de pontos diferentes, por isso algumas funções podem render mais pontos que outras. O servidor realiza suas atividades com o intuito de bater a meta diária de pontos. As atividades que valem mais pontos são:
- Revisões;
- Análises de irregularidades;
- Concessão de benefícios;
- atividades relativas à reabilitação profissional.
É possível ganhar pontos parciais concedidos por análises onde ocorre a exigência de processos extras. A realização de subtarefas também concede pontos para os servidores.
Prioridade para agendamentos
Os servidores devem seguir a lista de agendamentos, isto é, não podem deixar de atender os beneficiários e contribuintes em prol da realização de outras atividades. O atendimento ao público continuará sendo a prioridade para os funcionários do INSS.
A realização de outras atividades só será permitida caso um indivíduo não compareça ao atendimento no horário agendado. Atrasos são tolerados por dez minutos, os servidores recebem metas diárias e não podem se ausentar mesmo que estas tenham sido cumpridas.
O programa foi instituído para otimizar os atendimentos que acabaram ficando acumulados devido o fechamento das agências durante o pico da pandemia de Covid-19. O INSS chega a receber mensalmente cerca de 500 mil solicitações.
Sendo assim, o Programa incita os servidores a cumprirem suas demandas com agilidade, analisando os requerimentos seja para conceder ou indeferir os pedidos recebidos. Atualmente, cerca de 1,8 milhão de indivíduos aguardam a análise de seus casos pelo INSS, aproximadamente 600 mil pessoas com deficiências e idosos também aguardam para receber o BPC (Benefício de Prestação Continuada).
Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social.
Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática:
Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise.
Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.