Imagem: Kostelnlose Nutzung
As pessoas que tiveram sequelas depois de terem contraído o coronavírus e as crianças órfãs por perderem os pais para a Covid-19 poderão ser beneficiadas pelo INSS. Assim, a autarquia pode ter que criar um benefício para os segurados não contribuintes.
Essa é a proposta do relator da CPI da Covid, Senador Renan Calheiros (MDB-AL) que chegou a fazer declarações sobre o tema durante uma audiência da Comissão. Ele vai propor a criação de uma pensão especial para os órfãos da Covid-19 e a inclusão da doença entre os motivos que, após perícia, permitem a aposentadoria por invalidez. Renan, no entanto, não deu maiores detalhes da proposta.
Em sua fala durante a audiência da CPI, Renan afirmou que vai responsabilizar também o Estado. Renan declarou:
“Vamos fazer um encaminhamento que seja responsável e exequível do ponto de vista fiscal. Algumas das providências já foram adotadas em alguns estados da Federação, que é criar uma pensão especial de um salário mínimo para os órfãos, cuja renda familiar não permita sobrevivência até completar 21 anos de idade e incluir a covid na relação das doenças que podem ensejar a partir de uma perícia a aposentadoria por invalidez. Do ponto de vista da previdência social é algo absolutamente exequível”, disse.
O senador Otto Alencar (PSD-BA) afirmou que há um projeto de lei que determina que o governo realize o pagamento de um benefício para essas pessoas. Inicialmente, a proposta da Câmara tinha sido vetada pelo presidente Jair Bolsonaro, mas o Congresso derrubou esse bloqueio presidencial e a proposta segue valendo.
Para o auxílio financeiro às crianças órfãs não foram determinadas regras. O que pode liberar o pagamento até mesmo para quem não era contribuinte da Previdência.
Aos sequelados pelo coronavírus, a ideia é que tenham a chance de receber a aposentadoria por invalidez. Os projetos entram em discussão e dependem de uma série de aprovações para começar a valer.
Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social.
Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática:
Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise.
Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.
No final do ano passado foi anunciado em rede nacional a nova faixa de isenção…
Após a solicitação das principais entidades contábeis, o prazo de entrega da Declaração de Débitos…
A semana de trabalho está se aproximando para os profissionais de contabilidade, porém, muitos já…
O Brasil, em 2024, testemunhou um aumento considerável nos benefícios concedidos por incapacidade temporária, evidenciando…
Estacionar o carro e voltar para encontrá-lo amassado é um pesadelo para qualquer motorista. Mas…
O que faz uma pessoa ser bem-sucedida? Sorte? Inteligência? Conhecimentos privilegiados? Pode até ser que…