Nesta quinta-feira (3) a Câmara dos Deputados aprovou a urgência de um Projeto que busca auxiliar estados e municípios a custear o piso salarial para profissionais da enfermagem.
A lei que havia fixado uma remuneração mínima para categoria no valor de R$ 4.750 acabou sendo suspensa pelo Supremo Tribunal Federal (STF) no mês de setembro.
Segundo o Supremo Tribunal Federal, a suspensão da lei ocorreu para que parlamentares pudessem indicar propostas que pudessem custear o novo piso da categoria.
Para agilizar a liberação do novo piso dos enfermeiros, a Câmara dos Deputados deverá votar o Projeto de Lei Complementar (PLP) 44/2022, de autoria do senador Luis Carlos Heinze (PP-RS).
A proposta, que seguirá para votação na Câmara dos Deputados, permite que até o fim de 2023 os estados e municípios utilizem recursos represados dos fundos de saúde e de assistência social para bancar o novo piso dos enfermeiros.
Segundo o relator da proposta, o senador Marcelo Castro (MDB-PI), parte dos R$ 34 bilhões que atualmente se encontram parados será utilizado para suprir as despesas previstas, permitindo que recursos em caixa dos estados e municípios banquem o piso salarial dos enfermeiros.
A alternativa é vista como uma ação emergencial que permitirá a utilização de recursos que já estão nos estados e municípios, mas se encontram estagnados.
Dessa maneira, os gestores municipais e estaduais terão uma fonte de renda a mais em sua disposição até o final do ano que vem, mais precisamente até o dia 31 de dezembro de 2023.
As empresas americanas estão acelerando para entregar modelos de inteligência artificial (IA) mais eficientes e…
No final do ano passado foi anunciado em rede nacional a nova faixa de isenção…
Após a solicitação das principais entidades contábeis, o prazo de entrega da Declaração de Débitos…
A semana de trabalho está se aproximando para os profissionais de contabilidade, porém, muitos já…
O Brasil, em 2024, testemunhou um aumento considerável nos benefícios concedidos por incapacidade temporária, evidenciando…
Estacionar o carro e voltar para encontrá-lo amassado é um pesadelo para qualquer motorista. Mas…