Chamadas

Prova de Vida: Até março está suspensa a obrigatoriedade

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) estendeu até março a suspensão da Prova de Vida, sendo assim, não acontecerá bloqueios de aposentadoria e pensões de segurados que estão sem fazer a prova de vida desde março do ano passado.

Na verdade, o INSS adiou por um mês o bloqueio para as pessoas que ainda não realizaram a prova de vida, por isso você tem o mês de janeiro e fevereiro para comparecer a agência bancária e comprovar que está vivo.

Fique atento, os bloqueios começarão a partir do final de março. Por causa do aumento de casos da Covid-19, o Instituto mudou o prazo de fevereiro para março. O motivo está que a maioria dos segurados do INSS estão no grupo de risco.

Prova de vida

Aposentados e pensionistas precisam anualmente realizar a prova de vida. Como é obrigatório, que não fizer ficará sem seu pagamento até comprovar que está vivo. Por isso, você deverá ir ao banco onde recebe seu pagamento para comprovar que está vivo.
Então evite ter seu pagamento bloqueado, lembrando que caso não ocorra a prova os benefícios são cancelados de forma definitiva.

Na maioria das vezes, os bancos determinam as datas de comparecimento dos beneficiários nas agências. Preste atenção, porque alguns bancos realizam a prova de vida na data do aniversário do segurado, ou também, realizam convocações antes da data de vencimento da prova de vida.

Entretanto, se por algum motivo você não possa sair de casa por causa de uma doença ou dificuldade de locomoção, deverá nomear um procurador devidamente cadastrado no INSS, para realizar a comprovação por você. Essa medida também vale para os beneficiários que moram fora do Brasil.

De acordo com o que foi publicado no dia 20 de janeiro, no Diário Oficial da União, os que ainda não realizaram a prova de vida, continuarão recebendo o benefício até o final de março, sem risco de acontecer um bloqueio, conforme informou o INSS.

No entanto, quem se dirigir ao banco onde recebe o pagamento, levando um documento oficial com foto, podendo ser carteira de identidade, carteira de trabalho, carteira nacional de habilitação, poderá fazer a comprovação de vida.

Edição por Jorge Roberto Wrigt Cunha – jornalista do Jornal Contábil

Jorge Roberto Wrigt

Jornalista há 38 anos, atuando na redação de jornais impressos locais, colunista de TV em emissora de rádio, apresentador de programa de variedades em emissora de TV local e também redator de textos publicitários, na cidade de Teresópolis (RJ). Atualmente se dedica ao jornalismo digital, sendo parte da equipe do Jornal Contábil.

Recent Posts

Isenção do Imposto de Renda de até R$ 5 mil: se atualize sobre o projeto!

No final do ano passado foi anunciado em rede nacional a nova faixa de isenção…

6 horas ago

DCTFWeb: entenda tudo o que mudou com a prorrogação

Após a solicitação das principais entidades contábeis, o prazo de entrega da Declaração de Débitos…

10 horas ago

Contabilidade: 5 dicas para se estressar menos no trabalho

A semana de trabalho está se aproximando para os profissionais de contabilidade, porém, muitos já…

13 horas ago

INSS: Dor na Coluna e aumento nos Transtornos Mentais Lideram Afastamentos por Incapacidade Temporária no Brasil em 2024

O Brasil, em 2024, testemunhou um aumento considerável nos benefícios concedidos por incapacidade temporária, evidenciando…

19 horas ago

Quem paga a conta de carro batido no estacionamento

Estacionar o carro e voltar para encontrá-lo amassado é um pesadelo para qualquer motorista. Mas…

19 horas ago

Aprenda com eles! 8 hábitos comuns das pessoas bem-sucedidas

O que faz uma pessoa ser bem-sucedida? Sorte? Inteligência? Conhecimentos privilegiados? Pode até ser que…

19 horas ago