De acordo com o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), os segurados não precisarão mais realizar suas atualizações anuais de cadastro. Segundo informações, o procedimento agora vai acontecer de forma automática. No entanto, você deverá observar as documentações que são válidas para o INSS.
Antes, o procedimento acontecia de forma presencial, ou seja, você teria que ir a uma agência bancária para atualizar o cadastro e atestar que está apto para receber o benefício.
Entretanto aconteceram algumas mudanças em relação a prova de vida. A partir de agora você não precisa mais sair de casa para comprovar que está vivo. Caberá ao INSS a responsabilidade de realizar o procedimento de forma automática.
O Instituto fará sozinho a prova de vida, para isso, será utilizado sua base de dados e de outras plataformas públicas. Será feito um cruzamento de dados dos cidadãos. Desta forma, será possível saber se o beneficiário continua apto para receber os seus salários previdenciários.
A comprovação de vida dos beneficiários será realizada pelo Instituto através dos seguintes documentos:
se tirar ou renovar o passaporte;
se tirar carteira de identidade ou renovar o documento;
se votar;
se fizer transferência de veículo;
se fizer empréstimo consignado;
emitir ou renovar a carteira de motorista;
se vacinar;
se passar por consultas no SUS.
O INSS ficará observando as ações do beneficiário para usar como comprovação de vida.
A prova de vida continuará sendo realizada anualmente, no entanto, quem vai ter que comprovar que o segurado continua vivo é o governo. O aposentado não precisará mais sair de casa para ir a uma agência bancária para efetuar o procedimento através de apresentação de documento para comprovar que está vivo.
As empresas americanas estão acelerando para entregar modelos de inteligência artificial (IA) mais eficientes e…
No final do ano passado foi anunciado em rede nacional a nova faixa de isenção…
Após a solicitação das principais entidades contábeis, o prazo de entrega da Declaração de Débitos…
A semana de trabalho está se aproximando para os profissionais de contabilidade, porém, muitos já…
O Brasil, em 2024, testemunhou um aumento considerável nos benefícios concedidos por incapacidade temporária, evidenciando…
Estacionar o carro e voltar para encontrá-lo amassado é um pesadelo para qualquer motorista. Mas…