A prova de vida do INSS estará suspensa até o final deste mês.
Na matéria de hoje vamos falar um pouco mais sobre este assunto.
Continue conosco e fique por dentro deste assunto.
Foi publicada em novembro do ano passado, que está suspensa a prova de vida para as pessoas que dependem do recadastramento dela para receber o benefício.
Benefícios que serão pagos
Foram pagos os benefícios de dezembro e estão sendo pagos os de janeiro sem essa exigência.
De acordo com a Lei, todos os beneficiários do INSS precisam fazer essa comprovação para o governo, atestando que estão vivos.
Como é feita esta comprovação?
Para fazer esta comprovação, é necessário que o beneficiário compareça em alguma agência do INSS ou em instituições bancárias que o aposentado ou pensionista recebe o benefício.
Para as pessoas que têm dificuldade para se locomover poderá ser feita esta prova de vida na própria casa do beneficiário.
É possível comprovar a prova de vida no banco?
De acordo com o INSS e a Febraban se o segurado preferir pode realizar esta comprovação ao banco.
A Febraban (Federação Brasileira de Bancos) reforça que os bancos mantiveram o atendimento aos beneficiários que pretendem renovar suas senhas.
![Designed by @olly / Freepik](https://www.jornalcontabil.com.br/wp-content/uploads/2020/11/idosa-aposentada.jpg)
Veja os bancos que estão disponíveis para fazer o procedimento:
- Caixa Econîmica Federal;
- Banco do Brasil;
- Santander;
- Itaú;
- Bradesco.
Mas aconselhamos aos segurados a estar atentos aos horários pois algumas agências têm horário especial para esse tipo de atendimento.
Orientações referentes ao processo de recadastramento
De acordo com a Secretaria de Gestão e Desempenho de Pessoal, foi publicada a instrução normativa no Diário Oficial que determina os procedimentos que são referentes ao processo de recadastramento dos aposentados, pensionistas e anistiados políticos civis.
E com isso a prova de vida ficou suspensa até o dia 31 deste mês de janeiro de 2021.
Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social.
Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática:
Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise.
Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.
Por Laís Oliveira