Empresas do grupo:

Início » Prova de vida do INSS será diferente em 2022. Confira as alterações

Prova de vida do INSS será diferente em 2022. Confira as alterações

por Lucas Machado
3 minutos ler
INSS - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles / Editado por Jornal Contábil

A prova de vida do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), diz respeito a um procedimento anual de caráter obrigatório frente a possíveis fraudes na concessão de benefícios intermediados pelo órgão. O intuito, é saber se o beneficiário, de fato, está vivo, caso comprovado, garante-se a manutenção dos pagamentos. 

Vale ressaltar que o procedimento foi suspenso este ano, não sendo obrigatório até dezembro de 2021. No entanto, atenção! Quem não realiza a prova de vida desde novembro de 2020, terá até janeiro de 2022 para fazer a devida comprovação.  Veja o calendário novo calendário divulgado pelo INSS:

Mês de vencimentoPrazo final em 2022
Novembro de 2020 a junho de 2021Janeiro
Julho e agosto de 2021Fevereiro
Setembro e outubro de 2021Março
Novembro e dezembro de 2021Abril

Prova de vida em 2022, o que muda?

Em 2022, a prova de vida contará com novas regras. Dentre as principais, está o novo cronograma, dado que a partir do próximo ano a prova de vida deverá ser feita no mês de aniversário do segurado em questão. Caso o prazo seja extrapolado, o benefício será suspenso. 

Ademais, outras alterações devem ser aplicadas no próximo ano, como a dispensa da presença obrigatória do assistido, de modo que ele poderá enviar um representante legal ou um procurador habilitado pelo órgão para representá-lo. Confira outras mudanças previstas para 2022:

  • Prova de Vida digital através da biometria previamente cadastrada no cartão magnético; 
  • O INSS deverá auxiliar o segurado com mais de 80 na locomoção, no caso do procedimento pessoal nas agências; 
  • Caso o segurado extrapole o prazo o benefício ficará suspenso por 6 meses até que ele realize a prova de vida. 

Importante! Caso o contemplado do INSS não realize a prova de vida dentro do prazo de 6 meses, o benefício será cancelado. Tanto o agendamento do referido procedimento, como a reativação do benefício podem ser realizados pelo site ou aplicativo Meu INSS, para este segundo será necessário a biometria.

Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social. 

Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática

Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise. 

Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.

Você também pode gostar

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More