A prova de vida é uma obrigatoriedade anual dos aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). No entanto, com a chegada da pandemia da Covid-19, a prova de vida acabou sendo suspensa por motivo de proteção do público mais vulnerável da doença, logo, a não realização por parte dos aposentados e pensionistas não impedirá o recebimento dos valores do benefício.
Contudo, INSS havia divulgado o calendário para realização da perícia médica no final do mês de fevereiro, onde a perícia seria obrigatória a partir de maio, onde o INSS poderia voltar a bloquear os benefícios com a ausência do exame.
Todavia, o calendário deixou de valor a partir da Instrução Normativa publicada no Diário Oficial da União do dia 15 de maio de 2021, onde o governo prorrogou por mais um mês o prazo para realizar a prova de vida do INSS, que então está suspensa até o dia 31 de maio.
Os segurados precisam ficar sempre atento as datas liberadas pelo governo e INSS, pois deixar de realizar o exame, além de bloquear pode acabar suspendendo definitivamente o benefício, onde o segurado será obrigado a solicitar um novo benefício em caso de suspensão.
![Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil](https://www.jornalcontabil.com.br/wp-content/uploads/2020/11/INSS-1024x613.jpg)
Prova de vida e golpes
Recentemente muitos golpes envolvendo a prova de vida estão sendo aplicados aos segurados. De acordo com o INSS, os segurados estão recebendo mensagens via WhatsApp de golpistas interessados em obter números de documentos e outras informações pessoais que possam ser utilizadas em fraudes financeiras. Alguns golpistas alegam que estão realizando a prova de vida anual por meio do aplicativo.
Funciona assim, o criminoso realiza diversas ligações para a vítima, informa alguns dados pessoais, e pede para o cadastro ser finalizado pelo WhatsApp. Após o primeiro contato o golpista pede para que a vítima mande fotos de documentos para, supostamente, realizar a prova de vida.
Atenção! Lembre-se sempre que o INSS não faz nenhum tipo de contato por telefone ou WhatsApp para esse procedimento.
Comumente o INSS entra em contato com o segurado somente em casos específicos, como, por exemplo, informando a respeito de procedimentos, andamento de requerimentos ou realizar reagendamentos, e para isso não pede informações pessoais ou senhas.
Os canais oficiais de atendimento do INSS são:
- Meu INSS, aplicativo oficial do INSS ou pelos sites gov.br/meuinss e meu.inss.gov.br
- Central de atendimento 135
- SMS identificado como 280-41
Não sendo algum dos canais listados, fique atento, pois o mesmo se trata de um golpe!