Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) / Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil
A prova de vida é uma obrigatoriedade anual dos aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). No entanto, com a chegada da pandemia da Covid-19, a prova de vida acabou sendo suspensa por motivo de proteção do público mais vulnerável da doença, logo, a não realização por parte dos aposentados e pensionistas não impedirá o recebimento dos valores do benefício.
Contudo, INSS havia divulgado o calendário para realização da perícia médica no final do mês de fevereiro, onde a perícia seria obrigatória a partir de maio, onde o INSS poderia voltar a bloquear os benefícios com a ausência do exame.
Todavia, o calendário deixou de valor a partir da Instrução Normativa publicada no Diário Oficial da União do dia 15 de maio de 2021, onde o governo prorrogou por mais um mês o prazo para realizar a prova de vida do INSS, que então está suspensa até o dia 31 de maio.
Os segurados precisam ficar sempre atento as datas liberadas pelo governo e INSS, pois deixar de realizar o exame, além de bloquear pode acabar suspendendo definitivamente o benefício, onde o segurado será obrigado a solicitar um novo benefício em caso de suspensão.
Recentemente muitos golpes envolvendo a prova de vida estão sendo aplicados aos segurados. De acordo com o INSS, os segurados estão recebendo mensagens via WhatsApp de golpistas interessados em obter números de documentos e outras informações pessoais que possam ser utilizadas em fraudes financeiras. Alguns golpistas alegam que estão realizando a prova de vida anual por meio do aplicativo.
Funciona assim, o criminoso realiza diversas ligações para a vítima, informa alguns dados pessoais, e pede para o cadastro ser finalizado pelo WhatsApp. Após o primeiro contato o golpista pede para que a vítima mande fotos de documentos para, supostamente, realizar a prova de vida.
Atenção! Lembre-se sempre que o INSS não faz nenhum tipo de contato por telefone ou WhatsApp para esse procedimento.
Comumente o INSS entra em contato com o segurado somente em casos específicos, como, por exemplo, informando a respeito de procedimentos, andamento de requerimentos ou realizar reagendamentos, e para isso não pede informações pessoais ou senhas.
Os canais oficiais de atendimento do INSS são:
Não sendo algum dos canais listados, fique atento, pois o mesmo se trata de um golpe!
As empresas americanas estão acelerando para entregar modelos de inteligência artificial (IA) mais eficientes e…
No final do ano passado foi anunciado em rede nacional a nova faixa de isenção…
Após a solicitação das principais entidades contábeis, o prazo de entrega da Declaração de Débitos…
A semana de trabalho está se aproximando para os profissionais de contabilidade, porém, muitos já…
O Brasil, em 2024, testemunhou um aumento considerável nos benefícios concedidos por incapacidade temporária, evidenciando…
Estacionar o carro e voltar para encontrá-lo amassado é um pesadelo para qualquer motorista. Mas…