Os aposentados e pensionistas precisam efetuar anualmente a prova de vida do INSS. Porém, por causa da pandemia do novo coronavírus, foi suspensa até 30 de setembro a obrigatoriedade de realizar a prova de vida.
A informação publicada no Diário Oficial da União (DOU), pelo Ministério da Economia, suspendeu a obrigação. Também, as visitas técnicas para prova de vida foram suspensas, quando começou a pandemia.
Normalmente o segurado tem que se dirigir a uma agência do INSS para realizar a prova de vida. Isso, para que não perca o direito de receber o benefício. Quando não pode comparecer, é necessário enviar um representante legal.
No ano passado começou a ser possível fazer a comprovação através do aplicativo Meu INSS, também sendo possível fazer através do site do Instituto Nacional do Seguro Social.
INSS pretender reabrir as agências
![doenças graves](https://www.jornalcontabil.com.br/wp-content/uploads/2020/05/INSS-1024x613.jpg)
As agências do INSS continuarão fechadas até o dia 31 de julho. Há a possibilidade da reabertura ser de forma gradual, a partir do dia 3 de agosto.
O INSS informou através de nota:
“O atendimento presencial foi definido pelos dirigentes da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho e do INSS após nova avaliação das informações apresentadas pelo grupo de trabalho responsável pelo plano de ação de reabertura indicar que um número reduzido de agências cumpriria todos os requisitos estabelecidos até a data anteriormente prevista”.
Você poderá baixar o aplicativo do Meu INSS acessando https://meu.inss.gov.br/central/. O aplicativo pode ser baixado gratuitamente e está disponível no Google Play ou Apple Store (para usuários de Android e IOS).