Em 2024 os beneficiários que não realizaram a prova de vida do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), continuaram recebendo, mas em 2025 esse procedimento volta a ser obrigatório.
Este ano os contribuintes obrigados precisam realizar a prova de vida, mas existe uma maneira mais simples de resolver isso, é possível realizar este procedimento pelo aplicativo.
Confira os próximos tópicos e saiba mais detalhes sobre o que muda este ano para os segurados do INSS, se informe sobre o que muda para aposentados e pensionistas em 2025.
O retorno da obrigatoriedade da prova de vida do INSS
No ano passado, por meio de uma portaria publicada pelo Ministério da Previdência Social, ficou decidido que durante o ano de 2024, a falta de comprovação da prova de vida dos beneficiários do INSS não iria gerar bloqueio ou suspensão do benefício.
Em 2025 a obrigatoriedade retornou, portanto, os beneficiários devem cumprir o prazo para não ficarem sem receber seus pagamentos. Entretanto, existem maneiras mais simples de realizar a comprovação esse ano.
Quem precisa realizar essa comprovação?
Essa comprovação deve ser feita anualmente, para comprovar que segurados que recebem benefícios de longa duração estão vivos. Portanto, todos os beneficiários devem cumprir essa obrigação.
Apenas um pequeno grupo NÃO está obrigado, confira:
- benefícios com tempo inferior a um ano;
- benefícios concedidos há menos de um ano.
Como realizar a prova de vida do INSS?
A maneira mais simples de realizar a prova de vida do INSS é pelo aplicativo, confira abaixo como realizar:
- Acesse o aplicativo gov.br utilizando seu CPF e senha;
- Clique em “Serviços” e depois em “Prova de vida”;
- Em “Histórico de Prova de vida”, selecione a “Prova de vida pendente”;
- Autorize;
- Siga as instruções para o reconhecimento facial;
- Após finalizar o reconhecimento clique em “OK”;
- Na tela de Autorização, a situação da sua prova de vida vai ser alterada para “Autorizado”;
Quem preferir realizar a prova presencialmente basta comparecer presencialmente no banco onde recebe o benefício ou em uma agência do INSS.
Prazo
O prazo para realização da prova de vida mudou, confira:
Com as mudanças realizadas no ano passado, o período para comprovação é de 10 meses, contados a partir da data da última atualização do benefício ou prova de vida realizada, é necessário se atentar ao prazo.