O Concurso Correios para os cargos de Agente e Analista terá suas provas aplicadas em 228 cidades do país. Os Correios têm como objetivo fomentar a inclusão.
As provas vão ocorrer no período matutino e vespertino. Pela manhã serão aplicadas provas para os cargos de nível superior e a tarde para os cargos de nível médio. A banca escolhida para realizar o Concurso público dos Correios é o Instituto Brasileiro de Formação e Captação (IBFC).
O certame ofertará 3.469 vagas, sendo 3.099 para nível médio e 369 para nível superior. Haverá ainda 20% das vagas reservadas para pessoas negras e 10% para pessoas com deficiência.
Os salários são R$ 2.429,26 para Agente e R$ 6.872,48 para Analista.
Leia também: Profissões do futuro: 10 empregos que vão começar a existir nos próximos anos
Como será a avaliação
No caso de agente de Correios, destinada para quem possui nível médio, a prova será objetiva, dividida em conhecimentos gerais e específicos, de caráter eliminatório e classificatório.
Além da prova objetiva, dividida em conhecimentos gerais e específicos, para o cargo de analista de Correios haverá ainda uma prova discursiva. Nesta modalidade, o candidato deverá realizar uma redação de texto dissertativo. As avaliações também são de caráter eliminatório e classificatório.
Prova Objetiva
A prova objetiva será composta por 120 questões, divididas da seguinte forma:
-
40 itens de conhecimentos básicos;
-
30 de conhecimentos complementares; e
-
50 de conhecimentos específicos, para os cargos e especialidades previstos no edital.
Prova Discursiva
A Prova discursiva consistirá em redação de texto dissertativo, de até 30 linhas, abordando temas da atualidade; vale lembrar que na prova discursiva, serão avaliados, todos os candidatos classificados até 3 (três) vezes o número de vagas.
Concurso Correios Saúde
Por fim, é importante mencionar que o concurso dos Correios para Saúde e Segurança do Trabalho (SESMT) está com edital publicado e inscrições encerradas.
O concurso Correios SESMT oferta 33 vagas imediatas, além dos cadastros reservas. A prova está prevista para o dia 13 de outubro, com a possibilidade de contratações ainda este ano de 2024.