Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil
A reeleição de Arthur Lira (PP-AL) na disputa pela presidência da Câmara dos Deputados, no início de fevereiro, já conta com apoio de vários partidos, como PT, PV, PCdoB, PSD, PL e PSB.
As eleições no Congresso estão marcadas para o dia 1º de fevereiro de 2023. Como apoio destes partidos que somam 94 deputados, Lira deve receber mais de 300 votos. Além de Lira, quem também deve concorrer é Rogério Marinho, do Partido Liberal (PL).
Leia Também: José Múcio: Saiba quem é o principal cotado para ministro da Defesa de Lula
O deputado federal e líder da bancada do Partido dos Trabalhadores (PT) no Congresso, Reginaldo Lopes, anunciou na tarde desta terça (29) o apoio da federação à reeleição de Arthur Lira (PP-AL).
Apesar do apoio à candidatura de Jair Bolsonaro (PL) na eleição presidencial, Lopes ressaltou que Lira foi o primeiro a reconhecer a legitimidade do voto popular e vitória de Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Lopes também ressaltou que a reeleição de Lira é importante para a reconstrução do País. “Entendemos que [o apoio] é fundamental para a estabilidade institucional, que é possível construir um bloco de governo para dar ao País e ao presidente Lula estabilidade, governabilidade e uma base sólida para implementar aquilo que foi contratado pelo povo brasileiro nas urnas no dia 30 de outubro.” disse.
A decisão da federação também facilita a tramitação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Transição, o PT também trabalha para costurar a formação de um bloco parlamentar que tem sido chamado de “bloco da governabilidade”.
Leia Também: Confirmado! Diplomação de Lula já está marcada para 12 de dezembro
O PL, de Jair Bolsonaro, selou também nesta terça-feira (29) um acordo para apoiar a reeleição de Arthur Lira à presidência da Câmara. O acordo foi fechado durante um jantar em Brasília promovido pelo presidente do PL, Valdemar Costa Neto, com a presença de Jair Bolsonaro.
“Quarta-feira, às 9h da manhã, faremos o anúncio do nome, para ver se a gente tem condições de ir para frente. Podemos ter que negociar alguma comissão, alguma coisa para ter mais votos.”, pontuou o presidente do PL.
Valdemar confirmou que Lira tem o acordo de apoiar o PL no Senado. “Lira tem o acordo de apoiar. Nós vamos apoiar ele lá e ele apoia a gente aqui”, disse Valdemar.
Na chegada do jantar, Lira foi vaiado por apoiadores de Jair Bolsonaro, que o chamaram de “omisso” e “covarde” em função da aproximação com o governo eleito.
No final do ano passado foi anunciado em rede nacional a nova faixa de isenção…
Após a solicitação das principais entidades contábeis, o prazo de entrega da Declaração de Débitos…
A semana de trabalho está se aproximando para os profissionais de contabilidade, porém, muitos já…
O Brasil, em 2024, testemunhou um aumento considerável nos benefícios concedidos por incapacidade temporária, evidenciando…
Estacionar o carro e voltar para encontrá-lo amassado é um pesadelo para qualquer motorista. Mas…
O que faz uma pessoa ser bem-sucedida? Sorte? Inteligência? Conhecimentos privilegiados? Pode até ser que…