22°C 35°C
Uberlândia, MG
Publicidade

Publicidade Digital: Veja dicas de planejamento para 2024

Publicidade Digital: Veja dicas de planejamento para 2024

06/11/2023 às 11h24 Atualizada em 06/11/2023 às 14h24
Por: Leonardo Grandchamp
Compartilhe:
Imagem: rawpixel.com / freepik
Imagem: rawpixel.com / freepik

Com a aproximação do fim do ano, empresas dos mais variados setores começam a traçar suas estratégias para o próximo ano. Neste contexto, o IAB Brasil, associação que tem como objetivo o desenvolvimento sustentável da publicidade digital, compilou dicas e recursos para auxiliar marcas e empresas na elaboração de suas estratégias de mídia online para 2024.  

Continua após a publicidade

As projeções de crescimento e consumo no cenário digital crescem a cada ano, e este cenário não é diferente para a publicidade digital. Segundo a mais recente edição do Digital AdSpend, estudo realizado pelo IAB Brasil em parceria com a Kantar IBOPE Media, a publicidade digital registrou um crescimento de 11% no primeiro semestre de 2023 em relação ao mesmo período do ano passado, movimentando R$ 16,4 bilhões no mercado brasileiro.  

Confira as dicas do IAB Brasil para planejar suas ações com antecedência e otimizar os aportes em mídia online: 

Análise do mercado

Antes de começar o planejamento, é importante fazer uma análise do mercado para entender o cenário atual e identificar as tendências e desafios que podem impactar a estratégia do próximo ano. Isso envolve etapas como análise dos concorrentes e suas estratégias de publicidade digital, avaliação do público-alvo e compreensão do comportamento do consumidor.  

Definir objetivos e metas

A definição de objetivos e metas é essencial para o sucesso de qualquer planejamento. Os objetivos variam de uma empresa para outra, mas alguns exemplos incluem aumentar o tráfego no site, aumentar vendas ou o reconhecimento de marca, ou gerar leads. O estabelecimento de objetivos e metas torna o planejamento estratégico mais prático, pois orienta ações que devem ser executadas com base nas informações levantadas a partir da análise do mercado. 

Continua após a publicidade

Escolher as plataformas e canais corretos

Há inúmeras plataformas e canais de publicidade digital disponíveis no mercado, tornando essencial escolher as mais adequadas para o público-alvo e os objetivos da empresa. A seleção das plataformas e canais deve levar em consideração fatores como: onde o seu público-alvo está mais ativo, quais plataformas e canais são mais eficazes para alcançar os objetivos da empresa e o orçamento disponível para a publicidade digital. 

Mensurar resultados

Avaliar os resultados das ações de publicidade digital implementadas no ano corrente é fundamental para identificar o que está funcionando e o que pode ser aprimorado no próximo ano. Os resultados podem ser avaliados por meio de ferramentas e indicadores-chaves de desempenho específicos, como tráfego no site, visualizações e cliques em anúncios, vendas e leads gerados. 

Ficar atento às tendências

Além dessas dicas, as empresas também devem estar atentas às tendências que podem impactar o planejamento em publicidade digital de 2024. O Brand Disruption Brasil 2023, relatório elaborado pelo IAB Brasil e lançado no final de outubro, aborda quatro macro temas que estão transformando o cenário digital: H-Commerce, a convergência entre o e-commerce e o varejo físico; Creators Economy, ecossistema que envolve a criação, distribuição e monetização de conteúdo produzido por influenciadores digitais; e Inteligência Artificial e Metaverso, que estão sendo cada vez mais adotados por marcas por meio de diferentes ferramentas e iniciativas. 

Além do Brand Disruption, o IAB Brasil possui outros materiais que podem auxiliar no planejamento estratégico de 2024, incluindo as pesquisas #Publi – O impacto da Creators Economy entre os internautas brasileiros e State of Data 2023, e o whitepaper “O metaverso em evolução: conceitos e perspectivas de uma tecnologia em desenvolvimento”

Continua após a publicidade

Para saber mais, acesse o site do IAB Brasil.  

IAB Brasil é uma associação sem fins lucrativos e tem como objetivo promover o desenvolvimento sustentável da publicidade digital no país.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Uberlândia, MG
30°
Tempo nublado

Mín. 22° Máx. 35°

29° Sensação
4.63km/h Vento
28% Umidade
40% (0.14mm) Chance de chuva
06h03 Nascer do sol
06h08 Pôr do sol
Dom 35° 21°
Seg 36° 21°
Ter 36° 24°
Qua 36° 23°
Qui 37° 22°
Atualizado às 12h06
Publicidade
Publicidade
Economia
Dólar
R$ 5,51 +0,00%
Euro
R$ 6,16 +0,00%
Peso Argentino
R$ 0,01 +0,60%
Bitcoin
R$ 370,468,03 +0,18%
Ibovespa
131,065,44 pts -1.55%
Publicidade
Publicidade