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Publicidade Digital: Veja dicas de planejamento para 2024

Com a aproximação do fim do ano, empresas dos mais variados setores começam a traçar suas estratégias para o próximo ano. Neste contexto, o IAB Brasil, associação que tem como objetivo o desenvolvimento sustentável da publicidade digital, compilou dicas e recursos para auxiliar marcas e empresas na elaboração de suas estratégias de mídia online para 2024.  

As projeções de crescimento e consumo no cenário digital crescem a cada ano, e este cenário não é diferente para a publicidade digital. Segundo a mais recente edição do Digital AdSpend, estudo realizado pelo IAB Brasil em parceria com a Kantar IBOPE Media, a publicidade digital registrou um crescimento de 11% no primeiro semestre de 2023 em relação ao mesmo período do ano passado, movimentando R$ 16,4 bilhões no mercado brasileiro.  

Confira as dicas do IAB Brasil para planejar suas ações com antecedência e otimizar os aportes em mídia online: 

Análise do mercado

Antes de começar o planejamento, é importante fazer uma análise do mercado para entender o cenário atual e identificar as tendências e desafios que podem impactar a estratégia do próximo ano. Isso envolve etapas como análise dos concorrentes e suas estratégias de publicidade digital, avaliação do público-alvo e compreensão do comportamento do consumidor.  

Definir objetivos e metas

A definição de objetivos e metas é essencial para o sucesso de qualquer planejamento. Os objetivos variam de uma empresa para outra, mas alguns exemplos incluem aumentar o tráfego no site, aumentar vendas ou o reconhecimento de marca, ou gerar leads. O estabelecimento de objetivos e metas torna o planejamento estratégico mais prático, pois orienta ações que devem ser executadas com base nas informações levantadas a partir da análise do mercado. 

Escolher as plataformas e canais corretos

Há inúmeras plataformas e canais de publicidade digital disponíveis no mercado, tornando essencial escolher as mais adequadas para o público-alvo e os objetivos da empresa. A seleção das plataformas e canais deve levar em consideração fatores como: onde o seu público-alvo está mais ativo, quais plataformas e canais são mais eficazes para alcançar os objetivos da empresa e o orçamento disponível para a publicidade digital. 

Mensurar resultados

Avaliar os resultados das ações de publicidade digital implementadas no ano corrente é fundamental para identificar o que está funcionando e o que pode ser aprimorado no próximo ano. Os resultados podem ser avaliados por meio de ferramentas e indicadores-chaves de desempenho específicos, como tráfego no site, visualizações e cliques em anúncios, vendas e leads gerados. 

Ficar atento às tendências

Além dessas dicas, as empresas também devem estar atentas às tendências que podem impactar o planejamento em publicidade digital de 2024. O Brand Disruption Brasil 2023, relatório elaborado pelo IAB Brasil e lançado no final de outubro, aborda quatro macro temas que estão transformando o cenário digital: H-Commerce, a convergência entre o e-commerce e o varejo físico; Creators Economy, ecossistema que envolve a criação, distribuição e monetização de conteúdo produzido por influenciadores digitais; e Inteligência Artificial e Metaverso, que estão sendo cada vez mais adotados por marcas por meio de diferentes ferramentas e iniciativas. 

Além do Brand Disruption, o IAB Brasil possui outros materiais que podem auxiliar no planejamento estratégico de 2024, incluindo as pesquisas #Publi – O impacto da Creators Economy entre os internautas brasileiros e State of Data 2023, e o whitepaper “O metaverso em evolução: conceitos e perspectivas de uma tecnologia em desenvolvimento”

Para saber mais, acesse o site do IAB Brasil.  

IAB Brasil é uma associação sem fins lucrativos e tem como objetivo promover o desenvolvimento sustentável da publicidade digital no país.

Leonardo Grandchamp

Supervisor de Redação do Jornal Contábil e responsável pelo Portal Dia Rural.

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