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Público-alvo: o que é e como se posicionar diante dele?

Quando a sua organização entender, de uma vez por todas, o que é público-alvo e como segmentá-lo, certamente será capaz de direcionar as ações de marketing para os interesses, as dores e objetivos de cada perfil de cliente. 

É o primeiro passo para alcançar o crescimento e o sucesso de uma empresa, principalmente para os empreendedores que acabaram de tirar a ideia do papel. 

Em contrapartida, se você já tem uma empresa há um tempo, mas não teve o retorno desejado com suas ações, deve considerar a reformulação do seu público-alvo. 

Além do mais, pode acontecer de você direcionar os seus esforços e recursos para um público diferente do seu e, não tem obtido nenhum retorno, lucro ou engajamento. 

Contudo, para reverter esse cenário, você pode aplicar alguns métodos simples para descobrir o seu público-alvo. Essas informações serão o seu guia para direcionar as estratégias do seu negócio. Ficou curioso? Acompanhe!

O que é público-alvo?

O público-alvo é uma parcela da sociedade de consumo que tem interesse nos produtos e serviços ofertados pela sua empresa. Nesse sentido, as ações e estratégias de marketing são direcionadas a um público engajado nas oportunidades do seu negócio. 

A idéia da segmentação por trás desse conceito está relacionada ao tipo de público que você estará se comunicando. Ou seja, é um grupo de pessoas com o mesmo grau de escolaridade, idade, objetivos, interesses, entre outros fatores.

A definição parece ser muito simples, não é mesmo? É importante destacar que o público-alvo está diretamente relacionamento aos serviços e produtos que você oferece.

Não precisamos nem mencionar que para definir o público-alvo é preciso de uma ampla rede de informações. Além dos aspectos que citamos acima, é importante entender os hábitos de consumo, comportamentos, preferências, poder aquisitivo, dentre outras. 

Imagine dois homens nascidos nos anos 60, que colecionem placa de circuito impresso dupla face, que trabalham no ramo de tecnologia e cresceram na mesma cidade. 

Podemos notar que ambos possuem o mesmo perfil, certo? Então, na teoria, comprariam o mesmo produto. Entretanto, se um deles fosse casado, com 3 filhos e o outro é solteiro? As coisas certamente mudariam muito, não é mesmo?

Nesse sentido, quanto mais informações você tiver do seu público-alvo, mais chances de entender as suas necessidades e criar uma relação mais próxima com ele, pois poderá desenvolver estratégias assertivas, diminuindo os riscos no alcance do cliente. 

Exemplos de público-alvo

No tópico anterior você soube o real significado de público-alvo. Vamos, então, apresentar alguns exemplos. Confira!

  • Gênero: homens;
  • Idade: entre 30 e 40 anos;
  • Localização: residentes do Rio de Janeiro;
  • Escolaridade: formação superior;
  • Classe social: B;
  • Renda: R$ 5.000 e R$  7.000;
  • Interesses: apaixonados por manutenção de chiller e segmentos industriais.

A partir de dados coletados, é possível apurar informações demográficas sobre o perfil do consumidor. Essa prática ficará mais clara quando entendermos a importância do posicionamento diante do público alvo. Acompanhe!

Importância do posicionamento sobre o público-alvo

O comportamento do consumidor muda diariamente. Seus hábitos de pesquisas, de avaliação de preços e marcas sofreram grandes alterações nos últimos anos. 

Com essa transformação, para que as empresas se mantenham ativas no mercado, é fundamental oferecer soluções cada vez mais específicas, pois os consumidores estão cada vez mais exigentes. 

Claro que, após identificar o tipo de público, as ações de marketing devem ser levadas a sério pois são extremamente importantes. 

Mas, de nada adianta investir em estratégias, se você não começar o processo fazendo uma boa segmentação da população.

Portanto, o público-alvo é fundamental para alcançar o sucesso do negócio, realizar ações mais direcionadas e, consequentemente, trazer mais resultados.

Essa estratégia evitará custos desnecessários, uma vez que você não precisa investir em consumidores que não tem interesse nos produtos da sua marca, o que pode gerar impactos negativos e prejuízos financeiros para a empresa. 

Como se posicionar?

A definição do público-alvo vai ajudar ainda, a posicionar a empresa perante os consumidores. Nesse sentido, você pode pensar em ações para criar uma identificação com essas pessoas, gerando engajamento, credibilidade e, consequentemente, novos leads. 

Além disso, é preciso encontrar as palavras-chave mais procuradas pelos seus possíveis clientes. Por exemplo, molde de injeção plástica, que tem um grande número de pesquisa nos mecanismos de buscas.

 Com isso, você pode se comunicar melhor com eles, diminuindo as chances de ruídos na comunicação. 

Afinal, uma boa comunicação é benéfica para todos os envolvidos. Por isso, crie conteúdos para blogs, sites e redes sociais, analise a melhor linguagem para utilizar, qual o layout preferido do público, entre outros aspectos. 

Agora que você já sabe o conceito, definição e a importância o público-alvo, que tal começar a segmentar os consumidores por meio das nossas dicas? 

Achou o conteúdo útil? Conta pra gente! 

Esse‌ ‌artigo‌ ‌foi‌ ‌escrito‌ ‌por‌ ‌Beatriz‌ ‌Barros,‌ ‌Criadora‌ ‌de‌ ‌Conteúdo‌ ‌do‌ ‌‌Soluções‌ ‌Industriais‌.‌ 

Wanessa

Redação Jornal Contábil

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