Chamadas

Quais as chances de uma nova prorrogação do auxílio emergencial em 2021?

Quais as chances que poderão levar a uma prorrogação do auxílio emergencial em 2021? Para o deputado federal e candidato à presidência da Câmara, Baleia Rossi (MDB-SP) , o ministro Paulo Guedes, deverá propor novas parcelas do auxílio emergencial para este ano. Conforme foi publicado no Jornal Folha de São Paulo, na terça-feira (19).

Outro que também sinaliza com uma possibilidade da volta do auxílio, é o também candidato a presidência da Câmara, Arthur Lira (PP-AL).

Lira, mencionou na segunda-feira (18), que seria possível a prorrogação do auxílio emergencial por mais dois meses. Mas, também alerta, sendo necessário respeitar o teto de gastos públicos, mas que para isso, primeiro o Orçamento precisa ser aprovado após Eleição na câmara prevista para o dia 1º de fevereiro.

Mas, ele também disse que será necessário elaborar uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC) emergencial, que deve apresentar diversas medidas de ajustes para custear a volta do auxílio.

“Penso que, com Orçamento [aprovado], dependendo do valor e do prazo [do benefício] e respeitando o teto de gastos, tenhamos possibilidade de fazer um auxílio, até que se vote um novo programa permanente [de renda mínima, como o Bolsa Família]”.

“Para criar um programa novo, para institucionalizar um programa inclusivo, nós temos de discutir e aprovar a PEC emergencial, para que a gente reduza despesas e faça um orçamento mais flexível e, na sequência, vote as reformas administrativa e tributária”, afirmou Lira.

Projetos de Lei

Projetos de lei estão aguardando uma decisão na Câmara dos Deputados. A mobilização para a aprovação é grande entre os políticos. Tanto é, que e que existem cinco projetos e tramitação.

Como o Projeto de Lei 5509/20, do deputado Pompeo de Mattos (PDT-RS), que quer prorrogar o pagamento do auxílio emergencial de R$ 600 até o final do mês de março de 2021.

E também, o Projeto de Lei 5536/20, do deputado André Janones (Avante-MG),que também deseja prorrogar o pagamento de R$ 600 até 31 de março de 2021.
As chances do auxílio emergencial ser prorrogado irá depender do ministro da Economia, Paulo Guedes e dos deputados e senadores.

Edição por Jorge Roberto Wrigt Cunha – jornalista do Jornal Contábil

Jorge Roberto Wrigt

Jornalista há 38 anos, atuando na redação de jornais impressos locais, colunista de TV em emissora de rádio, apresentador de programa de variedades em emissora de TV local e também redator de textos publicitários, na cidade de Teresópolis (RJ). Atualmente se dedica ao jornalismo digital, sendo parte da equipe do Jornal Contábil.

Recent Posts

Brasil atinge 21,6 milhões de empresas ativas em 2024; Simples Nacional domina 84% do mercado

Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…

9 horas ago

Artigo: O empresariado brasileiro e o ano mais difícil na transição pós-reforma

A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…

10 horas ago

Inscrições para o Fies abertas até sexta-feira, dia 7. Veja como fazer

Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…

11 horas ago

Inteligência Artificial e os escritórios contábeis: uma parceria estratégica para o futuro

A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…

13 horas ago

Dia Mundial do Câncer: campanha estimula prevenção e INSS tem benefícios garantidos

Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…

14 horas ago

Seu Escritório Contábil Está Pronto para o Deepseek?

A integração de inteligência artificial (IA) avançada, como o Deepseek, está transformando a contabilidade em uma…

14 horas ago