As doenças ocupacionais devem estar entre uma das prioridades do departamento de recursos humanos, dos gestores e dos próprios colaboradores.
Afinal de contas, a sua prevenção e combate acontecem de maneira colaborativa, em que todos desempenham um papel importante.
E para que você consiga implementar as melhores estratégias para reduzir a incidência e a gravidade de doenças ocupacionais na sua empresa, preparamos este artigo.
Tudo pronto? Então, acompanhe-nos nesta leitura e descubra como lidar com a prevenção de doenças ocupacionais!
As doenças ocupacionais são qualquer complicação de saúde (física ou psicológica) que tenha sido motivada pelo exercício do trabalho de um profissional.
Para se ter uma ideia da gravidade do problema no país, no ano de 2014 foram 251,5 mil afastamentos de acordo com dados do Ministério do Trabalho e Previdência Social.
E os dados ficam ainda maiores quando consideramos também os acidentes de trabalho — embora eles sejam diferentes de uma doença ocupacional em si, possuem os mesmos direitos aos profissionais afastados por ordens médicas.
Vale a pena iniciar conhecendo, então, os tipos de doenças ocupacionais para começar a elaborar um projeto de ação para a prevenção desse tipo de problema na sua empresa!
Doenças ocupacionais são divididas em dois tipos, essencialmente:
Nesse pequeno contexto, muitas condições podem se apresentar na vida do trabalhador. Para que isso fique ainda mais claro, dê uma conferida no próximo tópico, em que vamos apresentar os principais exemplos de doenças ocupacionais.
Atualmente as principais doenças ocupacionais são:
Confira a explicação dessas doenças ocupacionais logo abaixo!
As siglas Ler e Dort são usadas para definir as “Lesões por esforços repetitivo” e os “Distúrbios osteomusculares” relacionados ao trabalho — como tendinites e lesões de ombro, entre outros locais do corpo, essas doenças ocupacionais tendem a ocorrer por meio dos movimentos repetitivos e também a partir da postura inadequada durante o trabalho.
Para tratar o problema de maneira preventiva é importante cuidar do mobiliário da empresa, afinal de contas, doenças ocupacionais e ergonomia têm tudo a ver.
Além disso, incentivo à prática de atividades físicas pode ajudar a fortalecer a musculatura dos seus colaboradores, garantindo mais força e resistência aos membros.
As dorsalgias são as condições que podem causar hérnias de disco e problemas de coluna no geral. Costumam ocorrer também por conta de movimentos repetitivos na rotina ou, ainda, pelo uso excessivo de força no tronco e durante o levantamento de produtos pesados.
A postura inadequada é outro fator debilitante para as dorsalgias. Por isso, as medidas de prevenção são similares às vistas no tópico acima.
Além disso, vale reforçar a importância de pausas, no horário de trabalho, para descansar o corpo e alongá-lo. Especialmente, em rotinas que exigem muito esforço físico.
Os transtornos mentais são aqueles problemas que podem causar severos distúrbios psicológicos, como:
As causas para umas das principais doenças ocupacionais ocorrem por conta da pressão exagerada de gestores, metas inalcançáveis, conflitos no ambiente de trabalho — como bullying e outros casos de assédio — ou mesmo fatores estressantes que impactam o bem-estar psicológico do profissional.
Boas metas, uma política clara contra assédios, planos de carreira e um clima organizacional positivo são algumas das medidas eficientes para prevenir a ocorrência dessas doenças ocupacionais.
A partir de uma rotina pautada pela postura inadequada, movimentos repetitivos, obesidade e sedentarismo, muitos profissionais podem se lesionar no exercício da profissão, e a isso pode ser dado o nome de transtorno das articulações.
Para evitar esse tipo de problema na empresa, faça uma adequação do mobiliário, reduza ao máximo o esforço físico dos seus funcionários e crie um plano baseado em pausas periódicas para eles descansarem.
Um programa de incentivo à prática de atividades físicas é também uma boa solução, lembre-se disso.
Normalmente, as varizes nos membros inferiores acometem pessoas que trabalham muito tempo em pé ou sentadas, mas com pouca movimentação.
Sedentarismo é também uma causa comum para isso.
Vale a pena, mais uma vez, considerar que as doenças ocupacionais e a ergonomia são complementares: ao ter um bom planejamento ergonômico, fica mais fácil evitar as doenças do ambiente de trabalho.
Os transtornos auditivos são muito comuns de se evoluírem para a perda auditiva. E isso tende a ocorrer por conta dos seguintes fatores:
A prevenção é importante, por isso, ofereça aos trabalhadores EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) de isolamento de ruídos, como protetores auriculares.
Um bom sistema de ventilação, para ambientes fechados, também auxilia no combate à exposição de produtos nocivos, assim como máscaras faciais.
Como destacamos anteriormente, uma série de motivos podem levar à ocorrência de doenças ocupacionais na empresa.
Mas vale apontá-las, abaixo, de maneira que sua equipe consiga analisar com rapidez e eficácia as principais causas.
Dentre as principais causas das doenças ocupacionais, podemos mencionar:
A seguir, vamos destacar alguns meios práticos para combater as doenças ocupacionais!
Além das orientações que apresentamos nos tópicos anteriores, a empresa pode ter um bom planejamento contra as doenças ocupacionais e, assim, construir um ambiente seguro e que abrace o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas.
Confira a seguir, as iniciativas que separamos para aprender como evitar doenças ocupacionais:
Com isso, sua empresa pode minimizar significativamente a ocorrência e a proliferação das doenças ocupacionais.
Preveni-las, a essa altura, já deve ter ficado claro que o mais importante é a saúde e a qualidade de vida dos colaboradores.
Por meio da erradicação das doenças ocupacionais, o ambiente de trabalho se torna mais seguro, motivacional e que pode se traduzir em produtividade para toda a equipe.
Para a empresa existem diversos benefícios em prevenir doenças ocupacionais, isso pois, menos pessoas doentes significa menos ausências no dia a dia, e menor insatisfação ou problemas que interferem no desempenho ou em suas relações pessoais.
Mas existem outros benefícios que também podem ser citados, como:
Ou seja: ganhos para todos os envolvidos. Lidar com as doenças ocupacionais é algo que, indiretamente, só tem a melhorar os resultados da empresa.
E isso tudo, a partir do cuidado com os seus funcionários.
Para finalizarmos, vamos tirar algumas dúvidas comuns a respeito das principais doenças ocupacionais!
Não, elas são coisas distintas, as doenças ocupacionais estão relacionadas ao trabalho em si e às características de cada profissão. Já o acidente de trabalho, é um incidente isolado que pode ocorrer por fatores externos.
Vale destacar, contudo, que ambos podem causar o afastamento do profissional segundo ordens médicas.
A maioria delas tem que ser reconhecida a partir de uma perícia médica realizada pelo INSS.
É preciso, ainda, que a empresa reconheça ou que seja comprovada que as doenças ocupacionais em questão aconteceram por causa do trabalho em si, e não por outros fatores que não tenham a ver com a rotina corporativa.
Doenças ocupacionais e ergonomia têm, sim, tudo a ver. Mas, a segunda tem papel relevante no combate à primeira, com ações voltadas à ergonomia as chances de ocorrerem doenças ocupacionais acabam diminuindo, como já mencionamos em parágrafos anteriores deste artigo.
Deu para sentir o quanto essas doenças podem impactar de maneira tangível e intangível a rotina de uma empresa?
E, com isso, como o combate e a prevenção são elementares para garantir um ambiente de trabalho mais seguro e harmônico para todos?
Fonte: Ponto Tel
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