Chamadas

Quais as vantagens e desvantagens de ter uma conta-salário?

As empresas sempre buscam alternativas para facilitar seu dia a dia e agilizar seus processos. Por causa disso, muitas delas decidiram utilizar a conta salário para fazer o pagamento dos seus colaboradores.

Afinal, a conta salário traz vantagens para empregadores e empregados. De um lado, simplifica a gestão de pagamentos e reduz os custos para as empresas. Já os funcionários, tem a isenção de taxas bancárias.

Apesar de essa ser uma modalidade de conta relativamente comum, muitos empresários e trabalhadores ainda têm dúvidas sobre o funcionamento e as regras relacionadas a essa forma de pagamento.

Para acabar com qualquer dúvida, acompanhe a leitura a seguir.

Leia também: Quem Tem Conta Salário Em Banco Pode Antecipar O 13º

O que é a conta salário?

De forma simples, a conta salário é uma modalidade oferecida pelos bancos e tem como principal finalidade o recebimento do pagamento do funcionário. Além da remuneração mensal, ela também pode ter utilidade para receber aposentadoria (exceto INSS), pensões e outros tipos de vencimentos.

Essa modalidade de conta é similar a uma conta corrente, todavia, é isenta de taxas e limitada aos serviços liberados na cesta salário.

Também é possível ao colaborador ter uma conta-corrente normal e receber seu salário nela. Contudo, é preciso fazer a abertura de conta direto nessa modalidade e nem incidirá tarifas bancárias.

Imagem por @freepik / freepik

Como funciona a conta salário?

O funcionamento dessa modalidade tem diferenças em todo processo, desde a abertura até a utilização. Antes de mais nada, é preciso saber que a abertura da conta salário só pode ocorrer pela empresa empregadora. No entanto, fique tranquilo: a titularidade é do colaborador.

Com a abertura da conta finalizada, é preciso informar à empresa os dados para que ela possa, de forma automatizada, fazer o depósito do salário mensalmente nesta conta.

A instituição financeira escolhida entregará o cartão de débito da conta para que o colaborador possa fazer as movimentações.

Caso o vínculo empregatício termine, a conta também chega ao fim. O encerramento é feito após um período sem saldo e movimentação ou por meio da solicitação via empregador.

Diferenças entre conta salário e conta corrente

Há diferenças entre ambas. A conta salário é usada pelos empregadores para o pagamento da remuneração de seus colaboradores, sem gerar custos para a empresa ou para os trabalhadores. 

Porém, antes de optar por esse serviço, é importante conhecer quais são as principais diferenças em relação à conta-corrente comum. Confira:

  • A conta salário geralmente oferece somente cartão na modalidade de débito. A conta-corrente, por sua vez, dá a opção para que você possa ativar as modalidades débito e crédito.
  • A conta salário não oferece meios de pagamento como cheque e limite de cheque-especial;
  • A conta salário pode ser usada apenas para um vínculo empregatício. Já a conta-corrente aceita depósitos e transferências de diferentes fontes;
  • As duas contas permitem transações básicas, como saques, transferências, saques e recarga de celular. Pode ser que essas transações tenham limites de quantidades durante o mês;
  • A conta salário não possui taxas, enquanto a conta-corrente pode ter cobrança de tarifas de manutenção ou para a realização de serviços;
  • Na conta-corrente, quem faz a abertura e o encerramento da conta é o próprio titular, diferentemente da conta-salário, em que o empregador é responsável por essa tarefa.

Leia também: Empresa Pode Obrigar O Trabalhador A Abrir Conta Salário Ou Conta…

Vantagens e desvantagens da conta salário

Entre as principais vantagens, estão a isenção de tarifas, a facilidade no processo de abertura da conta e a disponibilização de transações básicas que facilitam o dia a dia do colaborador. 

Outra vantagem bastante importante é a portabilidade de salário. Esse recurso consiste na transferência automática do valor que é depositado pela empresa na conta salário para outra conta-corrente de mesmo nome do titular. Nesse formato, a conta salário fica como uma conta “transitória”. 

O colaborador não recebe cobranças por esse serviço, devendo apenas informar à instituição financeira que deseja fazer a portabilidade. Vale também lembrar que a portabilidade pode ocorrer tanto em contas do mesmo banco ou cooperativa, quanto de instituições distintas.
Dentre as desvantagens podemos citar: a limitação do número de transações, a impossibilidade de solicitar acesso a outras soluções financeiras da instituição e também não dá acesso a um cartão de crédito ou um talão de cheques associados à conta.

Ana Luzia Rodrigues

Jornalista há 30 anos já atuou nas redações de jornais de Teresópolis como reporter, editora , diagramadora. Fez vários textos jornalísticos para o evento Rio 92 e atualmente está atuando no jornalismo digital integrando a equipe do Jornal Contábil.

Recent Posts

Brasil atinge 21,6 milhões de empresas ativas em 2024; Simples Nacional domina 84% do mercado

Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…

8 horas ago

Artigo: O empresariado brasileiro e o ano mais difícil na transição pós-reforma

A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…

9 horas ago

Inscrições para o Fies abertas até sexta-feira, dia 7. Veja como fazer

Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…

10 horas ago

Inteligência Artificial e os escritórios contábeis: uma parceria estratégica para o futuro

A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…

12 horas ago

Dia Mundial do Câncer: campanha estimula prevenção e INSS tem benefícios garantidos

Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…

13 horas ago

Seu Escritório Contábil Está Pronto para o Deepseek?

A integração de inteligência artificial (IA) avançada, como o Deepseek, está transformando a contabilidade em uma…

13 horas ago